A primavera é uma das estações mais esperadas, por aquilo que traz: mais sol, calor, mais luz, flores e plantas e uma beleza generalizada. É também o antecipar do verão, que de forma global é a estação preferida da maioria das pessoas. Desde os tempos mais remotos, os povos antigos, como gregos, egípcios, sumérios, babilônios e celtas, agradeciam à Mãe Terra, como chamavam a natureza, tudo o que ela lhes dava: de alimentos a cura pelas plantas. E agradeciam promovendo grandes festivais. O da primavera comemorava a fertilidade, quando todos os seres, homens, plantas e animais, acordam do repouso do inverno para uma nova fase, quando o mundo se enfeita e se torna mais belo e fértil. Há muitas tradições celebradas em vários cantos do mundo por isso fazemos uma viagem a esses locais e vemos como dão as boas vindas à chegada da primavera.

Holi Festival - Índia

Todos os anos os hindus celebram o Holi, o festival de cores espiritual. Como preparação deste dia são acessas várias fogueiras na noite anterior ao festival e no próprio dia dezenas de cores são lançadas ao ar, as pessoas dançam e também atiram essas cores umas às outras. Esta festividade representa o triunfo do bem sobre o mal, assim como a comemoração do fim do inverno. A data do festival varia sempre mas é comemorada no mês de março.

Hanami - Japão

O florescer das cerejeiras marca o fim do inverno e o início da primavera no Japão. Hanami significa contemplação das flores e é uma antiga tradição japonesa preservada até aos dias de hoje. As famílias saem às ruas para contemplar as flores de cerejeira durante o dia e alguns mesmo à noite, pois já foram introduzidas luzes nas árvores. A flor de cerejeira é conhecida como flor da felicidade e permanece nas árvores cerca de 2 a 3 semanas e depois é levada pelo vento e forma tapetes muito bonitos no chão. Em Okinawa o festival começa em março e  termina em abril em Hokkaido.

Novo ano persa - Irão

No Irão o início da primavera significa o começa de um novo ano. Nowruz, que significa 'novo dia', é uma celebração que pode durar até 13 dias. Os iranianos normalmnete usam estes dias para visitar familiares e amigos e fazerem troca de presentes. As comemorações iniciam-se na última quarta-feira do ano, quando os jovens saltam as fogueiras e se despedem do ano velho, livrando-se dos pecados cometidos.  Ao 13º dia de Nowruz, o último dia das festividades, comemora-se o Dia da Natureza. Como o número 13 é o número do azar, os iranianos acreditam que devem passar o dia em contacto com a natureza pois se ficarem dentro de casa isso lhes trará má sorte.

Falles - Espanha

Em Valência comemora-se a chegada da primavera com um festival que inclui muitas fogueiras espalhadas pela cidade e muitas fallas, ou seja figuras satíricas feitas em papel machê. Esta celebração dura cerca de uma semana e começa com procissões para agradecer e homenagear São José e termina com a queima das fallas na fogueira.

Purim - Jerusalem

Em março as comunidade judaicas no mundo inteiro comemoram o Purim, um festival que comemora a salvação do antogo impéria persa. Esta é uma altura de ser caridoso e oferecer presentes. Também é uma altura muito importante para a gastronomia local, onde as famílias passam muito tempo sentadas a comer e a beber, tudo pelo início da primavera.

Whuppity Scoorie - Escócia

Em Lanark, na Escócia, depois dos meses de inverno, as crianças saem às ruas no dia 1 de março e vão para a porta da igreja de St Nicholas, onde o sino toca às 18h. Assim que soa o tocar do sino as crianças correm à volta da igreja no sentido dos ponteiros do relógio e a girar bolas de papel em cima das cabeças. Dão 3 voltas e depois disso são lançadas moedas pelo Conselho da Comunidade, que sedia o evento e existe uma disputa a ver quem consegue apanhar mais. Este é um festival antigo, que data do século 19 e é feito porque os locais acreditam que o festival livra a cidade e os moradores dos maus espíritos do inverno.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Lifestyle diariamente no seu email.

Notificações

Os temas mais inspiradores e atuais estão nas notificações do SAPO Lifestyle.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.