Elegante e espaçoso, o InterContinental Athenaeum Athens é um dos maiores hotéis da Grécia. Além da maior sala de conferências do país, com capacidade para 2.000 pessoas, integra ainda 35 espaços para reuniões e eventos, 553 quartos e suites e cinco restaurantes. Com uma decoração cosmopolita, está localizado na avenida Syngrou, uma das mais movimentadas de Atenas, próximo de algumas das principais atrações da cidade.
O Partenão, conhecido vulgarmente como Partenon, surge imponente em muitas das janelas e das varandas e nos terraços da unidade hoteleira. Apesar do edifício que abriga ter sido construído em 1982, o hotel, que sofreu obras de renovação em 2008, só começou a funcionar em 1998. Mas, mal se entra pelo enorme foyer, não se dá pelo passar do tempo, tal é o ar moderno e a quantidade de obras de arte contemporâneas que o decoram.
Uma delas é o famoso «Blue man», uma estátua azul em forma de X com um homem em busca do equilíbrio. Uma das peças que integram a extensa coleção que o hotel reúne e que inclui, sobretudo, pinturas, esculturas e fotografias de nomes de vulto da cultura grega. Basta deambular pelas diferentes áreas do InterContinental Athenaeum Athens para poder admirar muitas delas.
O que pode ver nas proximidades do hotel
À semelhança dos espaços comuns, as habitações da unidade hoteleira, grandes e confortáveis, estão decoradas com cores fortes de inspiração mediterrânica, que se (con)fundem com madeiras elegantes e com mármores polidos, criando um ambiente envolvente. O poiso perfeito para uma estadia na cidade. Até porque, se não quiser alugar um carro ou esperar pelo shuttle gratuito do hotel, os transportes públicos estão ali mesmo ao pé.
Dali até à praça Syntagma, uma das mais importantes da cidade, sede do parlamento local, são apenas uns (escassos) minutos. Durante a construção da linha de metropolitano, foram descobertos muitos artefactos antigos. Muitos estão expostos nas vitrines da estação local. A partir daqui, antes ou depois de assistir à cerimónia do render da guarda, a cargo dos evzones, pode facilmente partir à (re)descoberta de Atenas.
Foi o que fizemos. Depois de visitar o Jardim Nacional de Atenas, um parque público de 15,5 hectares repleto de verde, seguimos em direção à Plaka, um dos bairros mais típicos da cidade, em direção à famosa rua Mnisikleous. Considerada o coração nevrálgico desta zona, está repleta de comércios, cafés e tavernas, restaurantes sedutores que servem a famosa salada grega, entre muitas outras especialidades gastronómicas.
Veja na página seguinte: Os melhores espaços para relaxar ao fim do dia
Os melhores espaços para relaxar ao fim do dia
Em Atenas, como pode ver nesta galeria de imagens, são muitas as atrações imperdíveis. A lista inclui a famosa Acrópole, o bairro de Anafiotika, a colina de Lycabettus, Kolonaki, Glyfada, Gazi, Psiri ou ainda o mercado de Monastiraki, outro dos bairros que vale (muito) a pena percorrer. O Estádio Panathinaiko, o único do mundo construído em mármore puro, meta da maratona clássica, também não pode ficar de fora do seu roteiro.
Enquanto deambula pela cidade, percebe facilmente que os gregos são um povo simpático e afável, que gosta de falar alto e que se exprime muito com as mãos. A maioria fala inglês, o que facilita a aproximação, sobretudo nas alturas em pode necessitar de alguma informação. Antes da crise que assolou o país, muitos dos atenienses tratavam os turistas de forma sobranceira, mas a nova realidade económica do país fê-los descer à terra.
Para facilitar a sua estadia e torná-la ainda mais agradável, pode recorrer aos rececionistas e aos concierges do InterContinental Athenaeum Athens. Depois de um dia de visitas, aproveite para relaxar no I-Spa by Asian Spa City Retreat, um luxuoso spa que já recebeu vários prémios internacionais ou para comer algo nos bares e nos restaurantes do hotel, o Première, o Café Zoe, o Café Vienna, o Bistrot Vienna e o Tobar.
Os quartos executivos e as suites garantem ainda o acesso ao Club InterContinental, um espaço de lazer onde é possível desfrutar de snacks e bebidas à discrição, com uma vista privilegiada para a Acrópole. Nos dias de maior calor, pode ainda aproveitar para dar um mergulho na piscina exterior ou na piscina interior. A estação de metropolitano mais próxima é a de Syngrou/Fix. Preços a partir de 147,87 €.
Texto: Luis Batista Gonçalves
Comentários