Há cada vez mais casais a apostar neste género de viagem. Por norma, já são casais dedicados a causas humanitárias e que gostam de começar o novo capítulo da vida de casados prestando serviços ao próximo. E o conceito é mesmo esse... promover o bem e investir tempo disponível.

É um bocado radical, não?!

Se pensar bem, a ideia não é assim tão radical. Provavelmente já foi ou teve conhecimento que existem muitos casais que, em vez de oferecerem os tradicionais brindes de casamento, optam por dar uma contribuição monetária a uma instituição de solidariedade. Ir de lua de mel e substituir os tradicionais destinos turísticos por regiões remotas, promovendo a solidariedade, além de ser uma experiência formidável a todos os níveis, é recompensadora e uma excelente forma de se aprender mais sobre o outro e sobre si mesmo.

E como fazer?

Antes de mais deve saber quais são os interesses que têm em comum, até porque podem gostar os dois de ajudar, mas terem objetivos diferentes. Quando delinear o seu propósito, nada como uma boa pesquisa. Existem vários sites, como por exemplo a 'Good Hope Volunteers', a 'GoEco', a 'Volunteering Solutions' ou a 'Conservation Volunteers', que podem ajudar a descobrir as diversas ações que estejam a decorrer.

Quando tiver tudo decidido relativamente a locais e objectivos, basta apenas preparar a viagem. Aqui, é conveniente saber que tipo de documentação será necessário, vacinas e outros, e ter em conta os hábitos e costumes do local ou dos sítios por onde tenha de passar. Conhecer a cultura e adaptar-se, permite que não ofenda – mesmo que inconscientemente – a comunidade.