Nuno Alves Caetano, neto da autora de "O livro de Pantagruel", considerado por muitos a bíblia da cozinha portuguesa, editado desde 1946 e atualmente na octagésima edição, redigiu um livro de doçaria que contém 170 receitas. Delícias tentadoras que foram selecionadas pela sua avó para, um dia, virem a constar na sua obra mítica e que, por diversas razões, acabaram por nunca entrar na versão atualmente à venda, que apresenta 3.000 receitas.

Entre as especialidades propostas figuram os amores de Azeitão, os bolinhos para chá Dona Maria, o bolo Duquesa, uma Charlote de chocolate e os pastéis de nata à moda da Bertha Rosa-Limpo, uma mulher da alta burguesia que viveu entre 1894 e 1981. Apesar de não saber estrelar um ovo quando se casou, acabaria por se transformar na autora de um clássico da literatura gastronómica e numa das maiores divulgadoras da cozinha lusa.

Ganhe livros de culinária que recuperam saberes e sabores antigos

Temos cinco exemplares do livro "As doces receitas da minha avó Bertha Rosa-Limpo", de Nuno Alves Caetano, uma das novidades da editora Casa das Letras, para oferecer neste passatempo. Para se habilitar, apenas tem de ir à página do livro no portal Leyaonline, descobrir o número de páginas desta obra e enviar, de seguida, a resposta para passatempo.livros@sapo.pt.

Não se esqueça de juntar o seu nome completo, morada, contacto telefónico e endereço de e-mail. APENAS AS RESPOSTAS QUE INCLUAM ESTES DADOS SERÃO CONSIDERADAS. As participações através da zona de comentários do site também não serão validadas.

Pode enviar as suas participações até às 23h59 do dia 2 de dezembro de 2021. A seleção de premiados será feita através do recurso a uma matriz previamente estabelecida exclusiva para este passatempo (as três primeiras pessoas a concorrer, a última pessoa a responder no dia X, a terceira pessoa a concorrer no dia Y, por exemplo, etc...).

A lista de vencedores será conhecida a partir dessa data na área de passatempos terminados do canal. Os dados pessoais fornecidos pelos participantes serão eliminados após o anúncio dos vencedores.

O SAPO Lifestyle assegura a divulgação do passatempo, não lhe assistindo qualquer responsabilidade na seleção de premiados nem na entrega de prémios e nas demais mecânicas associadas. Em caso de dúvida ou necessidade de esclarecimentos adicionais, por favor, contacte modernlife@howmedia.pt. NUNCA UTILIZE ESTE ENDEREÇO DE E-MAIL PARA CONCORRER AOS PASSATEMPOS!

Um bocadinho de gossip por dia, nem sabe o bem que lhe fazia.

Subscreva a newsletter do SAPO Lifestyle.

Os temas mais inspiradores e atuais!

Ative as notificações do SAPO Lifestyle.

Não perca as últimas tendências!

Siga o SAPO nas redes sociais. Use a #SAPOlifestyle nas suas publicações.