O mesmo estudo de mercado refere que 55% dos inquiridos começou a planear as férias nos meses de abril e maio, enquanto 20% fê-lo logo no início do ano. Quanto às preferências em relação à altura do ano ideal para ir de férias, 44% marca as suas férias para o mês de agosto, 24% para julho e os restantes dividem-se por junho e setembro.

Em termos de destinos preferidos, aproveitar as férias cá dentro é a opção de 86,7% das pessoas. Nas regiões preferidas surge o Algarve com 46%, seguido do litoral alentejano com 20% e Gerês com 10%. A maioria dos portugueses opta ainda por passar as férias em hotel (41%), ou apartamento (35%). Parques de campismo, bungalows e turismos rurais reúnem as restantes opções apresentadas pelos inquiridos.

Maioria compra férias online

"Com o inquérito que realizámos conseguimos apurar que os portugueses começam a planear as suas férias cada vez mais cedo, e dedicam cada vez mais tempo para a pesquisa, análise e decisão. Os portugueses querem no seu tempo de férias conciliar as melhores experiências com as melhores oportunidades. E a verdade é que 72% das pessoas já faz toda a pesquisa e marcação através do online", comentou Francisco Costa, administrador da Odisseias.

O estudo contou com a participação de uma amostra representativa de mais de 950 inquéritos feitos a indivíduos de ambos os sexos em Portugal, com idades entre os 18 e os 65 anos.

Leia também10 conselhos para ir de férias com crianças (em segurança)

Saiba ainda12 dicas para umas férias na estrada sem perigos

Um bocadinho de gossip por dia, nem sabe o bem que lhe fazia.

Subscreva a newsletter do SAPO Lifestyle.

Os temas mais inspiradores e atuais!

Ative as notificações do SAPO Lifestyle.

Não perca as últimas tendências!

Siga o SAPO nas redes sociais. Use a #SAPOlifestyle nas suas publicações.