Este verão a maioria dos portugueses optou por passar as suas férias mais perto de Lisboa e do Porto. Este é o resultado de um estudo da Odisseias com base em 34500 noites reservadas.

A região que registou o maior crescimento em termos de procura foi Sesimbra e a zona da Arrábida. Em segundo lugar, surge a zona da Estremadura, com clara predominância para Peniche, Nazaré e Óbidos, e o Gerês aparece em terceiro lugar.

A Beira Litoral, com regiões como a praia de Mira, Aveiro e Figueira da Foz continuam também a crescer de ano para ano, e no Alentejo, Évora foi a cidade que mais se destacou este verão.

A região do Algarve continua a registar um número de vendas relevante, mas com um crescimento menos acentuado do que o resto do país.  “A maior procura por regiões menos habituais deve-se principalmente à melhoria em termos de qualidade e quantidade que têm surgido de hotéis e turismos rurais um pouco por todo o país. Tentamos ao máximo diversificar a nossa oferta durante todo o ano, e este ano comprovámos que a estratégia faz sentido com as vendas alcançadas com números muito aproximados em todo o país”, comentou Francisco Costa, administrador da Odisseias.

Em termos do topo de atividades escolhidas pelos portugueses para as suas férias, os parques temáticos são as experiências mais vendidas.