A catedral de Notre-Dame de Paris, em França, recebe, amanhã ao fim do dia, uma missa especial. Dois meses e um dia depois do incêndio que destruiu parte do telhado do monumento, um grupo restrito, que não deverá ultrapassar as duas dezenas e que obrigará os presentes a usar um capacete de segurança, terá acesso a uma das capelas, onde decorrerá a cerimónia religiosa, que será transmitida por um canal de televisão.

Presidida pelo arcebispo de Paris, Michel Aupetit, esta missa privada foi a forma que as entidades religiosas locais encontraram para celebrar a fête de la Dédicace, a festa que comemora a consagração do altar do monumento, uma espécie de aniversário que se celebra a 16 de junho. Este ano, devido às obras de recuperação do telhado, danificado pelo incêndio que pode recordar de seguida, as celebrações são apenas simbólicas.

Esta missa especial realiza-se numa altura em que a radio francesa France Info acaba de anunciar que, dos cerca de 850 milhões de euros prometidos por diversas empresas e beneméritos após o incêndio, apenas 9%, pouco mais de 80 milhões de euros, foram efetivamente entregues. Entretanto, nas últimas semanas, foram também apresentados vários projetos de recuperação do teto da catedral, alguns deles muito curiosos.