Muitos ambientalistas têm alertado para o problema da poluição dos oceanos mas, para o britânico Rich Horner, nada melhor do que imagens chocantes para alertar as consciências. Depois de mergulhar nas águas de Nusa Penida, uma ilha do arquipélago das Pequenas Ilhas da Sonda situada ao largo da costa sudeste de Bali, chocado com a quantidade de lixo que encontrou, resolveu pegar na câmara e gravar o fundo do mar.

Em vez de corais e peixes exóticos, deparou-se com restos de plástico e de madeira a flutuar nas águas do oceano Pacífico. "As correntes oceânicas trouxeram-nos como belo presente uma toalha de medusas, de plâncton, de folhas, de árvores, de paus... Ah e também algum plástico! Há sacos de plástico, garrafas de plástico, copos de plástico... Não imaginam a quantidade de plástico!", criticou no Facebook.

As imagens foram registadas no passado sábado. Ainda em choque, voltou a mergulhar no mesmo local no dia seguinte. "Já não estava lá nada. O lixo foi arrastado [para outro sítio] pela corrente", diz. A seguir à China, Bali é o segundo maior produtor mundial de resíduos marinhos. Todos os anos, vão parar às águas territoriais da Indonésia 1,29 milhões de toneladas de lixo. Veja, de seguida, algumas das imagens captadas por Rich Horner.