As artes, como toda a expressão não verbal, favorecem a exploração, expressão e comunicação de aspetos dos quais não temos consciência. Neste sentido, o trabalho com as emoções através da arteterapia melhora a qualidade das relações humanas porque se centra no factor emocional, essencial em todos os seres humanos.

As emoções têm uma importância fundamental no desenvolvimento e nas experiências humanas. Na arteterapia, o trabalho com as artes ajuda ao desenvolvimento pessoal e emocional.

A ArteTerapia tem vários benefícios, tais como: Expressão de sentimentos difíceis de verbalizar; Exploração da Imaginação e Criatividade; Melhoria de Auto Estima e Confiança; Aumento da Capacidade de Comunicação; Diminuição de Stress e Ansiedade e melhoria da Concentração, Atenção e Memória.

No módulo "O Ciclo de Vida da Planta", oficina “Arte que Nutre”, vai aprender pintura a aguarela molhado-sobre-molhado.

O objetivo é o de pintar o ciclo da planta e sintonizar-se com estas forças de vida naturais. Sendo nutrida pela solo em baixo e pelo sol em cima, a planta torna-se, assim como nós, o encontro entre o céu e a terra.

Obtendo o alimento da terra, através das raizes e do sol, da luz que vem de cima, a planta floresce como nós, neste encontro de forças entre a terra e o céu. À medida que se pinta o ciclo da planta a partir da semente, o desabrochar, o florescer e o decair, vê-se a semelhança nos ciclos da nossa própria vida.

A técnica de aguarela molhado-sobre-molhado é uma gentil introdução ao processo criativo baseado na técnica de pintura terapêutica de Margarethe Hauschka. O tempo que dedicamos a estas cores puras que se movem pela água é rejuvenescedor para o corpo e para a alma e permite-nos aceder ao potencial de criatividade que está dentro de nós.

Informações:

A oficina decorre de 20 a 29 de janeiro de 2020, das 14h30 às 16h30.

As tintas usadas são orgânicas e anti-alérgicas, certificadas como os produtos alimentares.

Facilitadora:Carla Marta/Arte-terapeuta e Artista Plástica

Local: Brahmi Welness, Av. dos Plátanos, nº 51, Loja C Jardins da Parede (Parede)

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Lifestyle diariamente no seu email.

Notificações

Os temas mais inspiradores e atuais estão nas notificações do SAPO Lifestyle.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.