A localização é um dos fatores a considerar nesta altura. Resguardar as árvores mais sensíveis aos primeiros frios, sobretudo espécies tropicais e sub-tropicais, como as carmonas (na imagem), as serissas e as ficus, entre outras. Durante estes meses não coloque as espécies tropicais e sub-tropicais junto a fontes de calor, como lareiras, ares condicionados ou outras fontes de calor. No exterior, deve colocar as árvores consoante a sua sensibilidade ao frio. As árvores mais sensíveis devem ser protegidas em estufas.

O transplante não é recomendável nesta altura. Quanto à poda/aramação, após a queda das folhas é a altura do ano ideal para realizar uma poda de estruturação nos seus bonsai de folha caduca. Lembre-se que as árvores de folha caduca perdem as folhas no outono e se mantêm sem elas até à primavera. Não confunda o cair das folhas com doenças ou pragas. Respeite o ciclo natural das árvores e não protega os bonsai de folha caduca no interior.

Se o fizer a árvore pode despertar antes da primavera confundido o seu relógio natural. No caso das espécies perenes é também altura ideal para podar. Nos pinheiros deverá realizar uma  limpeza das agulhas, selecionando cuidadosamente a futura ramificação. Esta é a altura ideal para aramar as coníferas, sobretudo pinheiros e juniperus.

Adubação, rega, fitossanidade e propagação  

Durante os meses de dezembro e janeiro, os bonsai não deverão ser adubados. Devido às baixas temperaturas a quase totalidade de espécies de bonsai encontram-se em período de repouso vegetativo/dormência. Quanto à rega, deve regar sempre que necessário. Deverá ter em conta que nestes meses é praticamente inexistente a necessidade de rega se os bonsais estiverem no exterior.

No interior, deve vigiar cuidadosamente. Em termos de fitossanidade, deve realizar aplicação de calda bordalesa nos bonsai de espécies autóctones e nas espécies de exterior. Em termos de propagação, durante estes meses mais frios, poderá recolher as sementes de diversas espécies e prepará-las devidamente para a sementeira da próxima primavera.

Outros fatores a ter em conta

Algumas espécies precisam do frio para se manterem saudáveis. Espécies como os pinheiros brancos japoneses (Pinus pentaphylla) ou os bordos japoneses (Acer palmatum e Acer buergerianum), necessitam de temperaturas abaixo dos 5º C para se manterem saudáveis. No entanto, nem todas têm este tipo de necessidade.

Enquanto algumas espécies precisam do frio para se manterem saudáveis noutras pode ser letal. Se vive numa região mais fria ou propícia a geadas, deve ter cuidado com o frio. Deve abrigar as espécies mais sensíveis. Mesmo as plantas autóctones, como a oliveira, beneficiam se forem mantidas acima dos 5 º C.

Notícias do mundo bonsai

O Kensho Bonsai Studio, que lançou recentemente um novo site, tem agora também uma loja online especializada na arte bonsai, onde poderá encontrar vários artigos para a prática de ikebana e suiseki. Com mais de 300 artigos disponíveis, esta será a maior e mais diversificada loja da especialidade em Portugal.

Texto: Márcio Meruje

Um bocadinho de gossip por dia, nem sabe o bem que lhe fazia.

Subscreva a newsletter do SAPO Lifestyle.

Os temas mais inspiradores e atuais!

Ative as notificações do SAPO Lifestyle.

Não perca as últimas tendências!

Siga o SAPO nas redes sociais. Use a #SAPOlifestyle nas suas publicações.