De todas as variedades de begónias, as begónias Rex são as mais bonitas e mais impressionantes, encantando qualquer um com a sua fascinante folhagem. Possuem largas folhas, que surgem em várias formas, desde redondas e lisas a irregulares e peludas, em várias cores, podendo passar do verde ao vermelho, ao bordeaux ou mesmo até ao prateado. Apesar desta planta florir, as suas flores são insignificantes quando comparadas com a fabulosa folhagem que as caracteriza, consideram muitos botânicos.
De acordo com a American Begonia Society (ABS), todos os tipos de begónia Rex são descendentes de espécies indianas, introduzidas para cultivo pela primeira vez em 1850. A sua hibridação resultou em inúmeras cultivares, o que faz dela uma planta muito popular. A maioria das begónias Rex desenvolve-se a partir de uma haste engrossada, designada por rizoma. No entanto, estas plantas não são consideradas rizomatosas devido à coloração da sua folhagem e às suas condições de crescimento mais rigorosas.
Como as begónias Rex são essencialmente plantas de folhagem, o seu cultivo cuidadoso é fundamental para atingir o seu esplendor máximo. Independentemente da variedade de begónia, as begónias não gostam de mudanças, no entanto, se tiver de o fazer, faça-o gradual e lentamente, para reduzir o risco de choque. Há uma variedade de begónia Rex que, apesar de existir há mais de 100 anos, tem, recentemente, sido alvo de grande atenção e promoção, a begónia Escargot.
O seu nome vem do aspeto da sua folhagem, em forma de espiral, que se enrola em torno da sua base, muito semelhante a um caracol. São muito cultivadas e procuradas pela sua maravilhosa folhagem e não pela sua flor. É a planta perfeita para o interior de casa, uma vez que além de muito atrativa, é também muito resistente e de fácil manutenção.
Uma paixão crescente
Com milhares de variedades que existem de begónias Rex, é difícil não encontrar uma que nos faça perder de amores, especialmente quando cada vez mais variedades são introduzidas com uma vasta gama de cores e contraste. Depois de adquirir a primeira begónia, não faltará muito até que o seu amor por esta planta lhe corra no sangue. Estes são alguns dos sinais a que deve estar atento:
- Se as pontas das folhas ficarem castanhas, significa que a humidade está muito baixa.
- Como a floração tende a ser pequena e discreta, muitos produtores optam por remover a haste floral para manter a folhagem no seu máximo esplendor.
- As begónias Rex têm um crescimento lento, pelo que não necessitam de ser mudadas de vaso todos os anos.
Veja na página seguinte: Os cuidados que esta planta exige
Os cuidados que esta planta exige
Deve ter em conta que não toleram temperaturas muito baixas, sendo difícil cultivar no jardim. O local ideal para as begónias é no interior de casa. Como as folhas são extremamente atrativas, não será difícil escolher um local para exibir as suas begónias. Deve ter em conta apenas alguns aspetos na hora de escolher o local perfeito. Além destes aspetos, há uma série de outros que deve considerar:
- Luminosidade
O local escolhido deverá receber bastante luz indireta durante todo o ano. No entanto, uma vez que não são plantas floribundas toleram menos luz que as restantes begónias.
- Temperatura
A temperatura ideal é de 18º C a 19º C.
- Rega
Este é um dos aspetos mais importantes e em que as begónias revelam mais sensibilidade. Apesar de gostarem de água, não toleram água em excesso. Morrem mais rapidamente por excesso de água do que pela sua falta. O solo encharcado e as folhas molhadas por muito tempo podem levar à sua podridão. Deixe o solo ficar seco entre as regas.
- Adubagem
Na primavera, quando os novos crescimentos começam a surgir, comece por aplicar um adubo equilibrado (14-14-14 ou 20-20-20) considerado um adubo de manutenção. A sua aplicação deve ser quinzenal.
- Humidade
Como gostam de humidade alta, o ideal será colocar os vasos em cima de um prato com gravilha ou cascalho e encher com água. Ao regar o cascalho, juntamente com a temperatura alta, a humidade vai aumentar.
- Solo
Estas plantas preferem solo húmido e rico, arejado, leve e de fácil drenagem.
- Transplante
As begónias Rex crescem a partir de um rizoma superficial e nodular. Por este motivo, as begónias dão-se melhor em vasos largos e relativamente baixos, onde o rizoma se possa alargar. Enquanto houver espaço suficiente no vaso, a begónia não necessita de ser mudada. Ao plantar, não deve encharcar o solo, mas mantê-lo levemente húmido.
- Manutenção
Remova folhas velhas junto ao solo para ajudar a manter a circulação de ar e evitar o aparecimento de fungos.
Texto: Laura Trigo (arquiteta paisagista e diretora-geral do horto Mestre Jardineiro)
Comentários