Para além do próprio signo solar em Aquário, tem também Saturno aqui domiciliado e Vénus, seu regente de vida, todos eles na Casa 5, associada à criatividade, liberdade e romance.

Apesar de ter sido desde a sua juventude uma mulher dedicada à arte experimentalista e de vanguarda – tem o Ascendente em Balança/Libra, traço muito comum em artistas –foi mais conhecida por ter sido casada com John Lennon. O facto de ambos terem um signo solar compatível – Elemento Ar - e sendo Lennon de signo solar Balança/Libra, o seu Ascendente, terá certamente facilitado o entendimento entre estas duas personalidades de feitio algo rebelde e provocador.

Nos meios da época, Yoko foi acusada de ter tido alguma influência na separação dos Beatles, a maior banda de música popular de todos os tempos. O envolvimento numa série de boatos, polémicas e divergências – como os dois divórcios anteriores ao casamento com Lennon e o afastamento da sua filha Kyoko, fruto do segundo casamento – estará seguramente associado a uma faceta mais conflituosa representada no seu tema de nascimento com a quadratura em T entre a Lua, Mercúrio e Marte. Esta configuração sugere tendência para confusões nas comunicações, associadas a agressividades e falta de clareza na expressão.

Veja na próxima página a continuação do artigo..

A posição de Mercúrio no seu signo de detrimento e queda – Peixes – sugere alguma falta de racionalidade e também a tendência para interpretar a realidade de uma forma diferente da dos outros. A Lua está na Casa 3 – casa da comunicação - e no signo liberal de Sagitário, o que acrescenta a dificuldade em sentir-se entendida e a necessidade de conseguir expressar melhor a sua verdade, a sua fé e a sua voz.

A sua arte experimentalista traduziu-se em inúmeras exposições de pinturas de vanguarda, instalações, participação em filmes e em músicas, muitas das quais em colaboração com John Lennon.

Particularmente após o início do seu relacionamento com o músico e já perto dos seus 40 anos, começou a dedicar-se mais ao ativismo político em prol de causas como o pacifismo, luta pelos direitos das mulheres, ajuda para com as vítimas da SIDA, para além da defesa da própria Arte como meio de expressão.

Tanto Marte como Júpiter estão retrógrados e em Virgem na Casa 12 – associada a causas sociais e coletivas –o que sugere esta forte possibilidade de em idades mais adultas (regidas por estes astros) tender para uma certa reclusão e também para a defesa dos direitos humanos, de uma forma contracorrente e alternativa, típica dos planetas retrógrados, em busca de um mundo mais puro.

Júpiter está, contudo, exilado em Virgem posição que pode denotar uma certa alternância entre períodos de muita convicção e fases de muito ceticismo, em relação às mudanças no mundo.

É filha de famílias banqueiras japonesas e o seu pai era descendente de um imperador do Japão. No seu mapa, o pai é representado por Saturno em Aquário – regente da casa 4 – e praticamente na casa 5. Para além da vertente aristocrática do mesmo, esta posição revela também o seu lado criativo – ele era também um pianista clássico - que certamente influenciou as suas apetências para a arte.

Veja na próxima página a continuação do artigo..

Saturno governa a fase da velhice e está, neste caso, muito fortalecido em Aquário e na Casa da juventude, conjunto ao regente de vida – Vénus - o que sugere um certo fôlego criativo em idade avançada, bem como reconhecimento público. Nos últimos anos, já com mais de 70 anos, tem recebido inúmeros prémios internacionais tanto pela sua arte como pelo ativismo em prol da paz, que continua a desenvolver.

John Lennon designou-a como a “artista desconhecida mais famosa do mundo”. Assim, podemos dizer que Yoko Ono representa o arquétipo da Artista Aquariana, cuja vida desafiou em tudo os padrões convencionais do seu tempo.

Nasceu a 18 de fevereiro de 1933, em Tóquio, segundo a própria, às 20h30. Feliz aniversário!
João Medeiros

Agradecimentos:
Astrodatabank – pelo fornecimento dos dados de nascimento
Wikipedia.org – pela maioria dos dados biográficos

João Medeiros nasceu em 1975. Teve uma formação de base matemática, licenciando-se em Economia pela Universidade Nova de Lisboa em 1998, com distinção. Foi bolseiro Erasmus na Suécia e em França.

Trabalhou de 1999 a 2003 no Instituto Nacional de Estatística, na área de rendimentos familiares e inclusão social. Paralelamente ao seu trabalho em investigação socioeconómica dedicou-se ao estudo da Astrologia, Psicologia e Esoterismo durante vários anos.

Em 2003, após ter complementado os seus estudos na Academia de Estudos Astrológicos, dedicou-se a tempo inteiro à atividade astrológica, abrangendo a consultoria profissional e formação, tendo criado o seu curso de Astrologia e variadas oficinas temáticas.

Os seus estudos englobam em profundidade diversos ramos e abordagens desta disciplina, em particular, as Astrologias Psicológica, Medieval, Esotérica, Horária e Mundana. Em 2004, publicou o livro 'Oceano Ascendente - Ciclos Astrológicos de Portugal' (Editora Pergaminho), um trabalho inovador e multidisciplinar.

Em 2006, começou a lecionar Astrologia numa Universidade portuguesa - o Instituto Superior das Ciências do Trabalho e da Empresa (I.S.C.T.E) - com o seu curso independente. Em 2007 criou o CEIA, Centro de Estudos e Inovação em Astrologia. Em 2008, formou-se em Constelações Organizacionais. É formador certificado pelo IEFP.

Para além da Astrologia é praticante intensivo de Yoga, terapêuta certificado de Leitura de Alma, criador de um Tarot, terapêuta de Reiki, e praticante de Surf.

Atualmente a sua investigação principal centra-se na abordagem simbólica, astrológica e psicológica do ciclo de vida do ser humano, seguindo a linhagem de pensamento holístico do astro-filósofo Dane Rudhyar, sua principal referência nesta área.
O CEIA

O CEIA - Centro de Estudos e Inovação em Astrologia foi criado por João Medeiros, astrólogo português, em 21 de março de 2007, no seguimento do seu trabalho nesta área privilegiada do conhecimento humano.

O CEIA pretende ser uma referência de qualidade nacional e internacional no que respeita às suas diversas atividades e serviços que abrangem a consultoria, investigação e educação em Astrologia.

- a divulgação é realizada através de artigos, seminários, eventos, palestras e livros com abordagens práticas, completas e inovadoras;

- a consultoria é dirigida a indivíduos de todos os quadrantes socioculturais e também a organizações profissionais, como as empresas;

- a investigação segue uma orientação multidisciplinar e objetiva, integrando diversas áreas humanísticas e científicas;

- a educação compreende a Formação Dinâmica em Astrologia (Níveis 1 a 9) e oficinas independentes de integração pessoal.

O CEIA pretende participar ativamente na reinterpretação da linguagem astrológica, validada por estudos de qualidade e envolvida numa profunda filosofia holística. Segue a linha ideológica de Dane Rudhyar (1895-1985), mentor da Astrologia Humanística e Psicológica.

O objetivo último do CEIA é o de contribuir para uma sociedade mais evoluída, saudável, inteligente, e que esteja integrada num conhecimento que potencie a criatividade plena de todos os agentes individuais e coletivos.

CONTACTOS:

CEIA - Centro de Estudos e Inovação em Astrologia
e-mail: ceia.agenda@gmail.com
tel: 93 4519934

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Lifestyle diariamente no seu email.

Notificações

Os temas mais inspiradores e atuais estão nas notificações do SAPO Lifestyle.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.