Trata-se de quatro obras e do projeto de compra de novos equipamentos para o hospital de Beja, que vão implicar um investimento total de 3.361.524,46 euros e já foram aprovados para serem cofinanciados por fundos comunitários, refere a ULSBA, num comunicado enviado hoje à agência Lusa.

O maior investimento previsto, de 1.689.679,89 euros, vai para a construção do novo Centro de Saúde de Vidigueira e será cofinanciado em 85% por fundos comunitários e 15% por verbas da ULSBA, indica a instituição, referindo que vai lançar "muito em breve" o concurso público internacional para adjudicar a obra.

O segundo maior investimento, de 1.083.138 euros, destina-se ao projeto de substituição e modernização de equipamentos para realização de exames de diagnóstico pela imagem no Serviço de Imagiologia do hospital de Beja.

Através do projeto, que será cofinanciado em 85% por fundos comunitários e 15% por verbas da ULSBA, vão ser comprados sete novos equipamentos: um de Tomografia Axial Computorizada (TAC), um de RX convencional e outro de RX portátil com detetor digital, um de mamografia, uma estação de diagnóstico de imagiologia e dois ecógrafos.

A ULSBA já lançou o concurso público internacional para a compra dos novos equipamentos, que vão substituir os que são usados atualmente no Serviço de Imagiologia do hospital para permitir aos profissionais darem "uma melhor resposta às necessidades dos utentes".

O terceiro maior investimento, de 315.366,47 euros, vai para a requalificação do Centro de Saúde de Mértola e também será cofinanciado em 85% por fundos comunitários e 15% por verbas da ULSBA, refere a instituição, indicando que já lançou o concurso público para adjudicar a obra.

Outra das obras, no valor de 103.340,10 euros, vai permitir requalificar a Extensão de Saúde de Messejana, no concelho de Aljustrel, e será cofinanciado em 85% por fundos comunitários e 15% por verbas do município.

Num investimento de 170.000 euros, outro dos projetos vai servir para requalificar a Unidade de Preparação de Produtos Citotóxicos do Hospital de Dia de Beja, refere a ULSBA, indicando que a obra vai começar na quinta-feira e será cofinanciada por fundos comunitários e verbas da instituição.

A mesma entidade refere ainda que concluiu no início deste ano a instalação do novo sistema de ventilação, climatização e tratamento do ar das unidades de cuidados intensivos polivalentes do hospital de Beja, num investimento de 93.916 euros financiado por verbas da instituição.

A ULSBA lembra ainda que concluiu, em 2017, duas obras financiadas por verbas da instituição: a de requalificação da Unidade de Espera da Urgência dos Cuidados Pediátricos do hospital de Beja, de 61.393 euros, e uma intervenção na Extensão de Saúde de Vila Nova de São Bento, no concelho de Serpa, de 10.000 euros.