Mudar a forma como o mundo vê os portadores de síndrome de Down, desafiando preconceitos instalados na cultura contemporânea. É este o principal objetivo do projeto Radical Beauty Project, divulgado nas redes sociais com a hashtag #RadicalBeautyProject, ao qual se associou a agência de talentos britânica Zebedee Management, fotografando alguns dos seus modelos portadores desta deficiência.
"Estamos desesperados por [conseguir] mudar o preconceito que todos têm perante estas pessoas e por revelar as infinitas capacidades que as pessoas com síndrome de Down têm quando lhes é dada uma oportunidade", explicou já publicamente Zoe Proctor, diretora da Zebedee Management, uma agência de talentos especializada em jovens e adultos com deficiências e necessidades adicionais, localizada em Sheffield.
"É por isso que estamos muito felizes e animados por anunciar esta colaboração exclusiva com o Radical Beauty Project, um projeto pioneiro e ousado da responsabilidade do coreógrafo Daniel Vais, que acredita, tal como nós, na incrível beleza, na singularidade e na capacidade das pessoas com síndrome de Down", acrescenta Zoe Proctor, que já viu um dos seus modelos portadores da doença contratado para campanhas promocionais e anúncios publicitários da River Island, da Benefit Cosmetics e da Mercedes-Benz, para além da capa da revista Grazia, com edições em vários países.
As fotografias desta colaboração, que podem integrar o livro que o mentor do projeto pretende lançar, foram publicadas com o intuito de aumentar a consciencialização para a problemática e de comemorar o Dia Internacional da Síndrome de Down, que se assinala anualmente a 21 de março. A data não foi escolhida por acaso. Estas pessoas têm três cópias do cromossoma 21 em vez de duas, daí a ligação do 21 ao (mês) 3.
Comentários