Mudar a forma como o mundo vê os portadores de síndrome de Down, desafiando preconceitos instalados na cultura contemporânea. É este o principal objetivo do projeto Radical Beauty Project, divulgado nas redes sociais com a hashtag #RadicalBeautyProject, ao qual se associou a agência de talentos britânica Zebedee Management, fotografando alguns dos seus modelos portadores desta deficiência.

"Estamos desesperados por [conseguir] mudar o preconceito que todos têm perante estas pessoas e por revelar as infinitas capacidades que as pessoas com síndrome de Down têm quando lhes é dada uma oportunidade", explicou já publicamente Zoe Proctor, diretora da Zebedee Management, uma agência de talentos especializada em jovens e adultos com deficiências e necessidades adicionais, localizada em Sheffield.

25 pessoas com deficiência que fazem por mostrar que são igualmente capazes
25 pessoas com deficiência que fazem por mostrar que são igualmente capazes
Ver artigo

"É por isso que estamos muito felizes e animados por anunciar esta colaboração exclusiva com o Radical Beauty Project, um projeto pioneiro e ousado da responsabilidade do coreógrafo Daniel Vais, que acredita, tal como nós, na incrível beleza, na singularidade e na capacidade das pessoas com síndrome de Down", acrescenta Zoe Proctor, que já viu um dos seus modelos portadores da doença contratado para campanhas promocionais e anúncios publicitários da River Island, da Benefit Cosmetics e da Mercedes-Benz, para além da capa da revista Grazia, com edições em vários países.

As fotografias desta colaboração, que podem integrar o livro que o mentor do projeto pretende lançar, foram publicadas com o intuito de aumentar a consciencialização para a problemática e de comemorar o Dia Internacional da Síndrome de Down, que se assinala anualmente a 21 de março. A data não foi escolhida por acaso. Estas pessoas têm três cópias do cromossoma 21 em vez de duas, daí a ligação do 21 ao (mês) 3.