Existem três coisas muito importantes na vida de todos nós: família, saúde e dinheiro. E muitas são as pessoas que dizem que sem saúde não conseguimos fazer nada, pois tendo saúde podemos trabalhar, ter dinheiro e gerir a nossa vida financeira.
Quando se trata de saúde, os portugueses têm acesso a cuidados de saúde providenciados pelo Sistema Nacional de Saúde, mas nem sempre o mesmo é aquilo que esperamos. Os tempos de atendimento e de intervenção são longos em alguns casos e especialidades e, por isso, é cada vez mais comum ver famílias a recorrerem a outras instituições com valores por consulta mais caros. Contudo, este acesso é feito com uma subscrição a um seguro de saúde, que permite ter uma proteção extra em caso de doença.
No mercado existem várias seguradoras e várias soluções, pelo que sugerimos que escolha um seguro de saúde que contemple três fatores básicos: a sua idade, as idades dos elementos do seu agregado familiar e as coberturas principais que irá necessitar.
Quanto ao fator idade, é importante perceber que em cada fase da sua vida, irá necessitar de uma cobertura diferente.
Fase 1: Jovem sem dependentes
Se está a entrar na idade adulta, este é o momento ideal para começar no seu primeiro seguro de saúde, caso ainda não tenha tido nenhum. Desta forma, escolha um plano de saúde individual e ajuste as proteções que considere necessárias no seu caso. Se não tem graves problemas de saúde, a cobertura básica é suficiente para poder aceder a consultas e exames de rotina a um preço acessível, pagando uma mensalidade também mais baixa.
Lembramos que o check-up de saúde anual é uma excelente forma de prevenção de problemas de saúde maiores, e consequentemente gastos maiores.
Fase 2: Casado sem dependentes
Se está a pensar contrair matrimónio ou se já vive em casal, o primeiro passo será incluir o conjugue no seguro de saúde, na mesma apólice. Na escolha da apólice, escolha uma que possa ter cobertura para partos e veja qual o período de carência. Para estas situações de exemplos, se tiver um seguro com cobertura de parto com um período de carência de 13 meses, se durante esse período houver um parto, o seguro não cobre as despesas associadas. Desta forma, planeie a sua vida familiar bem como as suas coberturas de apólice para poder iniciar a sua vida familiar de forma tranquila.
Fase 3: Casado com dependentes
A chegada de crianças é um momento de grande felicidade e também de aumento de despesas, pois cada bebé irá necessitar dos seus cuidados de saúde, com consultas de pediatria, vacinação, estomatologia, entre outros. É assim o momento de reforçar o seguro com os serviços e os limites adequados. Nesta fase, prevê-se que a sua prestação mensal de seguro seja superior, mas veja este valor como um investimento na saúde e prevenção de doenças dos seus filhos.
À medida que as crianças crescerem, irão necessitar de menos cuidados pelo que com a entrada na adolescência, poderá ser o momento de rever as coberturas e o seu prémio mensal poderá reduzir.
Fase 4: a partir dos 50 anos
Quanto mais velhos ficamos, mais temos de nos preocupar com a saúde e também com a carteira.
Nesta altura da vida, a sua prestação mensal irá certamente subir, pelo que é importante que tenha feito uma poupança ao longo dos anos para suportar este custo de forma confortável e mantendo o seu estilo de vida.
Pode também ser uma boa altura para rever as coberturas do seu seguro de saúde e poder fazer um seguro "à sua medida": retire as coberturas de que necessite e complemente com cartões de desconto de especialidade que possa utilizar. Assim, reduz a prestação mensal do seu seguro e os cartões de desconto ajudam-no a aceder aos serviços de que necessita de uma forma mais barata.
Proteja a sua saúde e dos seus de forma económica. Avalie a situação do seu agregado familiar e comece a ter mais saúde.
Comentários