Adquirir conhecimentos é importante em qualquer fase da vida, por isso não pense que já não tem idade ou que tem uma vida muito ocupada. Não pense também que, lá por o ensino estar diferente ou por metodologias distintas ou pelos avanços da tecnologia, que não estará apto a concretizar e finalizar ao que se propõe. Terá de adquirir certas competências, é certo, mas com motivação e força de vontade será bem sucedido. Deixamos aqui algumas diretrizes importantes sobre o assunto.

Motivação
Esta é a caraterística chave que o deve acompanhar durante todo o percurso. Se decidiu voltar a estudar o primeiro passo está dado, sendo que deverá olhar para o seu futuro e ter consciência do quão promissor pode ser com as competências acrescidas. Isto dar-lhe-á o ânimo necessário neste percurso.

Objetivo
Para quase tudo na vida é importante delinear e definir para onde se quer ir. Não caia no erro de se comparar aos outros pois cada um tem as suas próprias habilitações e competências. Defina o que quer e siga esse caminho!

Organização
O não ter tempo é uma desculpa usual para muita coisa, mas deve ponderar e responder a si mesmo se quer voltar ou não a estudar. Claro está que a altura de início deve ser adequada ao seu estilo de vida, mas o ter tempo é uma questão de escolha e prioridades. Altere as suas rotinas conscientemente e corte as supérfluas. Ainda na senda, é fundamental que se prepare financeiramente e planeie bem o seu percurso para não sofrer dissabores e ter de desistir.

Família
Converse sobre o tema e explique que o seu tempo, inevitavelmente, irá ser menor e que poderão haver obrigações familiares para as quais não poderá estar presente a 100%. Mais uma vez deverá organizar o seu tempo com a sua família, mas se enunciar bem as suas pretensões e desejos, o apoio irá certamente surgir.

Tecnologia
Se tem receio porque não é uma pessoa que acompanhe as novas tecnologias informe-se previamente sobre o que vai necessitar. Adquira os equipamentos/ programas necessários e comece a 'brincar' com eles. Não obstante, a probabilidade de ter um familiar, amigo ou colega de trabalho que domine esta área é grande, por isso não se coíba de pedir ajuda.

Preconceitos
Dependendo da sua idade, pode deparar-se com um professor mais novo ou então sentir que lhe estão a ensinar coisas com as quais não concorda ou que não vê como úteis para o dia a dia. Nunca poderá confundir a sua experiência de vida com arrogância. Deverá ter uma mente aberta para assim poder absorver novas ideias e encarar os novos processos nos quais as disciplinas se baseiam.

Um bocadinho de gossip por dia, nem sabe o bem que lhe fazia.

Subscreva a newsletter do SAPO Lifestyle.

Os temas mais inspiradores e atuais!

Ative as notificações do SAPO Lifestyle.

Não perca as últimas tendências!

Siga o SAPO nas redes sociais. Use a #SAPOlifestyle nas suas publicações.