“As pessoas com Diabetes terão que ter uma alimentação completamente diferente das pessoas sem doença”. Esta mensagem, tantas vezes difundida, é Falsa, diz o e-book (VER). E explica: “É errado pensar-se que as pessoas com Diabetes terão que ter uma alimentação diferente das outras pessoas. A alimentação de um Diabético deve reger-se pelos princípios de uma alimentação saudável, devendo, por isso, ser equilibrada, diversificada e completa”.

Esta e outras questões 10 afirmações surgem explicadas sucintamente nesta obra disponível on-line. Um livro digital que apresenta ainda um conjunto de recomendações sobre alimentação equilibrada para diabéticos.

O e-book traz notas explicativas para compreendermos a Diabetes tipo 2 e a forma como podemos reduzir o seu risco: caminhar, dançar, nadar, no fundo praticar exercício físico.

Sendo uma doença que pode afetar qualquer pessoa, a Diabetes tipo 2 exige que estejamos atentos aos fatores de risco e antecedentes, como história familiar de doença, falta de exercício, alimentação pouco saudável, excesso de peso.

Como sinais de alerta, diz o livro, temos o urinar com muita frequência, a perda de peso não intencional, a falta de energia e a sede excessiva.

Recorde-se que segundo o “Estudo da Prevalência da Diabetes em Portugal”, realizado em 2009, estima-se que 11,7% dos portugueses tenha Diabetes, o que corresponde a quase um milhão de pessoas entre os 20 e os 79 anos.

Além disso, estima-se uma prevalência de 23,2% de pré-Diabetes, o que faz um total de 34,9% de portugueses com Diabetes ou pré-Diabetes.

Entre os mitos que este livro desfaz estão as seguintes ideais falsas, seguidas de notas explicativas e recomendações:

- “As pessoas com Diabetes devem evitar comer arroz, massa, batata ou pão”;
- “As pessoas com Diabetes não devem comer frutas muito doces”;
- “As pessoas com Diabetes não podem ingerir açúcar”;
- “O Diabético não deve comer nada antes de deitar pois vai fazer aumentar os valores de glicemia ao acordar”.

Um bocadinho de gossip por dia, nem sabe o bem que lhe fazia.

Subscreva a newsletter do SAPO Lifestyle.

Os temas mais inspiradores e atuais!

Ative as notificações do SAPO Lifestyle.

Não perca as últimas tendências!

Siga o SAPO nas redes sociais. Use a #SAPOlifestyle nas suas publicações.