Apesar de entender os motivos, a presidente da Associação Portuguesa dos Administradores Hospitalares (APAH) disse esperar que a demissão de diretores nos hospitais não se transforme numa nova forma de gestão hospitalar, porque “seria errada”.
A Quercus considerou esta quinta-feira que, apesar do trabalho desenvolvido, ainda faltam "medidas importantes" para completar o levantamento dos edifícios com amianto e alertou o primeiro-ministro para a necessidade de um plano de ação nacional para esta tarefa.
Parece de loucos, mas não é. Um novo estudo concluiu que é possível injetar nanopartículas no corpo de ratinhos que agem como um tipo de mini-drone que elimina as placas de colesterol acumulado nas artérias.
Uma equipa de cientistas belgas e cubanos detetou na ilha de Cuba uma nova estirpe do vírus da imunodeficiência humana adquirida (VIH), que impulsiona o desenvolvimento de Sida com mais rapidez do que os outros subtipos identificados até agora, podendo aumentar o risco de morte.
Um surto de diarreia na capital guineense, Bissau, já matou pelo menos quatro crianças no último mês devido a desidratação, disse à agência Lusa a diretora do serviço de Pediatria do Hospital Simão Mendes, Nádia Silva.
O Centro Hospitalar do Baixo Vouga aguarda autorização para contratar sete técnicos de diagnóstico e terapêutica e tem abertas 13 vagas para médicos, “a preencher a curto prazo”, revela a administração, no “Infomail” de fevereiro.
O Banco Farmacêutico anunciou esta quinta-feira que os portugueses doaram cerca de 10.500 fármacos e produtos de saúde na campanha de recolha de medicamentos que decorreu no passado sábado em 132 farmácias de todo o país.
O Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (CHUC) vai avançar com o tratamento de 55 doentes com hepatite C, prevendo que “venha a aumentar” o número de pessoas com necessidade do medicamento inovador pago na totalidade pelo Estado.
O Ministério da Saúde autorizou até agora 802 tratamentos para a hepatite C, dos quais 633 com os medicamentos mais recentes, 302 desses com sofosbuvir, anunciou a Autoridade Nacional do Medicamento e Produtos de Saúde (Infarmed).
Um grupo de cientistas divulgou mais dados sobre o epigenoma humano, que regula todas as mudanças nos genes que desempenham um papel importante no desenvolvimento e no aparecimento de doenças.
O secretário-geral das Nações Unidas considerou que a luta contra o Ébola está num momento decisivo, pela descida de casos, embora a ONU precise de um reforço de verbas para ajudar a eliminar a doença.
A Organização Mundial de Saúde (OMS) pediu hoje aos países para investirem mais fundos no combate a um conjunto de doenças tropicais negligenciadas, como a febre dengue, que causam cerca de 500 mil mortes anualmente.
O secretário-geral comunista lastimou esta quarta-feira a perda de 150 milhões de euros investidos na formação de médicos que emigraram, "a custo zero", para outros países, fruto da "política desgraçada" de ataque ao Serviço Nacional de Saúde (SNS).
O medicamento inovador Sofosbuvir para o tratamento da hepatite C está desde as 21:00 de terça-feira comparticipado a 100 pc pelo Estado e será administrado a todos os doentes que dele precisarem, disse à Lusa o presidente do Infarmed.
O bastonário da Ordem dos Médicos (OM) pediu esta quarta-feira a demissão do presidente da Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo (ARS-LVT), na sequência de declarações sobre os problemas registados nas urgências do Hospital Amadora-Sintra.
O número de vítimas mortais da gripe em Hong Kong este ano subiu para 237, depois de nove pessoas terem morrido nas últimas 24 horas, noticiou a estação pública local de rádio e televisão (RTHK).
O Centro Hospitalar do Baixo Vouga regista já uma mortalidade por enfarte de miocárdio inferior à média nacional e no primeiro mês de funcionamento da “Via Verde Cardíaca” recebeu mais de 1500 doentes, revelou esta quarta-feira a administração hospitalar.
Os cuidadores de pessoas dependentes em Portugal sofrem de depressão, são na maioria mulheres (92%), têm uma média de idade de 62 anos, muito baixa escolaridade e não recebem apoio formal do Estado português, concluiu um estudo.
Um lar de idosos com capacidade para 82 utentes vai ser inaugurado, na sexta-feira, em Sines, no distrito de Setúbal, num investimento de 3,5 milhões de euros da Santa Casa da Misericórdia local.
Helena Isabel Almeida é a nova diretora clínica do Hospital Fernando Fonseca, Amadora, nome que foi conhecido no final de uma reunião entre a administração do hospital e os diretores dos serviços clínicos, segundo fonte do Ministério da Saúde.
O conselho de administração do Centro Hospitalar do Médio Tejo (CHMT) anunciou hoje que vai instalar e autonomizar a valência de diabetes pediátrica na região, serviço inexistente em todo o distrito de Santarém.
Uma equipa de investigadores norte-americanos divulgou hoje que uma nova substância testada em macacos forneceu um escudo surpreendentemente eficaz contra à infeção provocada pela versão símia do vírus da SIDA.
A epidemia de cólera está a alastrar-se em Tete, centro de Moçambique, atingindo agora, além da cidade capital e Moatize, também o distrito de Mutarara, onde duas pessoas morreram da doença, elevando para 21 o número de vítimas mortais na província.
O Governo dos Açores autorizou a contratação de até 20 médicos aposentados durante o presente ano para o Serviço Regional de Saúde de modo a dar resposta à carência de médicos no arquipélago, segundo despacho publicado na terça-feira.