A Organização Mundial de Saúde (OMS) pediu hoje aos países para investirem mais fundos no combate a um conjunto de doenças tropicais negligenciadas, como a febre dengue, que causam cerca de 500 mil mortes anualmente.
O secretário-geral comunista lastimou esta quarta-feira a perda de 150 milhões de euros investidos na formação de médicos que emigraram, "a custo zero", para outros países, fruto da "política desgraçada" de ataque ao Serviço Nacional de Saúde (SNS).
O medicamento inovador Sofosbuvir para o tratamento da hepatite C está desde as 21:00 de terça-feira comparticipado a 100 pc pelo Estado e será administrado a todos os doentes que dele precisarem, disse à Lusa o presidente do Infarmed.
O bastonário da Ordem dos Médicos (OM) pediu esta quarta-feira a demissão do presidente da Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo (ARS-LVT), na sequência de declarações sobre os problemas registados nas urgências do Hospital Amadora-Sintra.
O número de vítimas mortais da gripe em Hong Kong este ano subiu para 237, depois de nove pessoas terem morrido nas últimas 24 horas, noticiou a estação pública local de rádio e televisão (RTHK).
O Centro Hospitalar do Baixo Vouga regista já uma mortalidade por enfarte de miocárdio inferior à média nacional e no primeiro mês de funcionamento da “Via Verde Cardíaca” recebeu mais de 1500 doentes, revelou esta quarta-feira a administração hospitalar.
Os cuidadores de pessoas dependentes em Portugal sofrem de depressão, são na maioria mulheres (92%), têm uma média de idade de 62 anos, muito baixa escolaridade e não recebem apoio formal do Estado português, concluiu um estudo.
Um lar de idosos com capacidade para 82 utentes vai ser inaugurado, na sexta-feira, em Sines, no distrito de Setúbal, num investimento de 3,5 milhões de euros da Santa Casa da Misericórdia local.
Helena Isabel Almeida é a nova diretora clínica do Hospital Fernando Fonseca, Amadora, nome que foi conhecido no final de uma reunião entre a administração do hospital e os diretores dos serviços clínicos, segundo fonte do Ministério da Saúde.
O conselho de administração do Centro Hospitalar do Médio Tejo (CHMT) anunciou hoje que vai instalar e autonomizar a valência de diabetes pediátrica na região, serviço inexistente em todo o distrito de Santarém.
Uma equipa de investigadores norte-americanos divulgou hoje que uma nova substância testada em macacos forneceu um escudo surpreendentemente eficaz contra à infeção provocada pela versão símia do vírus da SIDA.
A epidemia de cólera está a alastrar-se em Tete, centro de Moçambique, atingindo agora, além da cidade capital e Moatize, também o distrito de Mutarara, onde duas pessoas morreram da doença, elevando para 21 o número de vítimas mortais na província.
O Governo dos Açores autorizou a contratação de até 20 médicos aposentados durante o presente ano para o Serviço Regional de Saúde de modo a dar resposta à carência de médicos no arquipélago, segundo despacho publicado na terça-feira.
Quatro membros de uma equipa de vacinação contra a poliomielite foram encontrados mortos no sudoeste do Paquistão, informaram esta quarta-feira as autoridades.
O Ministério da Saúde anunciou o alerta máximo para Moçambique devido ao surto de cólera que já matou 28 pessoas e atingiu mais de 2.400 nas províncias do centro e do norte do país.
As autoridades da província chinesa de Cantão, no sul da China, proibiram, por um período de um mês, a venda de aves de capoeira vivas devido ao aumento de casos de contágio pela nova estirpe H7N9 da gripe aviária.
O presidente da Administração Regional de Saúde (ARS) de Lisboa e Vale do Tejo admitiu dificuldades nos serviços clínicos e de urgência no Hospital Amadora-Sintra, que atribuiu a internamentos mais prolongados e à falta de médicos.
O Ministério da Saúde apresenta esta quarta-feira aos hospitais a nova estratégia de tratamento da hepatite C, que inclui os medicamentos inovadores comparticipados a 100% pelo Estado.
O consumo de canábis em doses diárias e muito fortes aumenta cinco vezes o risco de psicose, revela um estudo realizado no Reino Unido, que teve a participação do investigador e médico português Tiago Reis Marques.
A ausência de estratégia para evitar a “contínua degradação das condições de trabalho” no Hospital Amadora-Sintra é um dos motivos apontados pelos 28 diretores de serviço para a sua demissão, numa carta enviada à administração e ao Governo.
O Centro Hospitalar do Algarve (CHA) negou hoje que tenham havido falhas no fornecimento de sacos a doentes ostomizados nas unidades que integram o centro, depois de o Bloco de Esquerda (BE) ter denunciado o problema.
A administração do hospital de Beja anunciou esta terça-feira um inquérito para apurar as razões da permanência de um doente oncológico nas urgências durante vários dias, assegurando haver capacidade de internamento nos serviços hospitalares.
O hospital Amadora-Sintra vai ter um novo diretor clínico após a demissão de 28 dos 33 diretores de serviço que, entre outros motivos, dizem discordar da atual direção "preocupante".
Devido ao caos nas urgências e a “fim de evitar o congestionamento” dos serviços hospitalares, a Direção-Geral da Saúde (DGS) apelou esta terça-feira aos portugueses que apresentem situações clínicas menos graves para recorrerem aos centros de saúde ou utilizarem a Linha Saúde 24.