Os diplomas do BE, PCP, CDS-PP e PAN para reforçar medidas de apoio ao “cuidador informal” e às pessoas em situação de dependência baixaram hoje, sem votação, à comissão de Trabalho e Segurança Social por 60 dias.
A greve dos enfermeiros, que começou na quinta-feira e termina hoje, está a provocar o cancelamento de cirurgias em vários locais, de acordo com dirigentes do Sindicato de Enfermeiros, que aponta para uma adesão nacional de 70% a 80%.
O parlamento aprovou hoje projetos de resolução de BE, PCP e PAN para o reforço das políticas públicas de combate e tratamento da toxicodependência, à exceção do ponto relativo às salas de consumo assistido.
O número de casos confirmados de sarampo subiu para 68, mais dois casos do que na quinta-feira, segundo o mais recente balanço da Direção-geral da Saúde (DGS), divulgado hoje de manhã.
O Sindicato dos Enfermeiros vai hoje pedir uma reunião urgente com os ministros das Finanças e da Saúde para discutir um plano de contratação de profissionais e para resolver o pagamento das horas extraordinárias em dívida aos enfermeiros.
Um jovem bodybuilder russo com 21 anos, que ficou famoso nas redes sociais pelos enormes bíceps e torso volumoso, não aguenta as dores provocadas pela substância que injetou no corpo.
Dois gémeos siameses unidos pelo tórax e o abdómen foram separados com êxito e estão a recuperar de forma satisfatória quase dois meses depois da cirurgia, anunciou hoje o Instituto Mexicano da Segurança Social (IMSS).
A taxa de adesão dos enfermeiros à greve, no turno da noite, subiu aos 85%, disse hoje à agência Lusa Juan Carvalho, do sindicato dos enfermeiros da Madeira (SERAM).
A falta de alunos no distrito de Bragança tem obrigado a deslocações para cada vez mais longe de casa dos professores do quadro, uma preocupação expressa hoje por um dos sindicatos do setor ao Bloco de Esquerda (BE).
O Bloco de Esquerda exigiu esclarecimentos ao Governo sobre a situação salarial dos trabalhadores do Hospital Senhor do Bonfim, em Vila do Conde, e sobre a existência de protocolos entre o Serviço Nacional de Saúde e esta unidade privada.
As Administrações Regionais de Saúde (ARS) vão passar a definir o número máximo de horas de prestação de serviços a contratar, assim como o respetivo encargo global com as mesmas, segundo um despacho do Ministério da Saúde.
Quase dois terços dos enfermeiros têm uma perceção negativa da sua saúde mental e mais de sete em cada dez consideram que sofrem de ansiedade e insónia, segundo um estudo do Instituto de Ciências da Saúde da Universidade Católica.
A adesão à greve dos enfermeiros foi de 64% no período da manhã e 67,4% na tarde, disse ontem fonte sindical, enaltecendo a publicação do instrumento que consagra as 35 horas para os enfermeiros em contrato individual de trabalho.
Cientistas anunciaram na quinta-feira terem descoberto a mutação de um gene que pode transformar uma simples gripe em uma infeção cerebral potencialmente fatal.
A adesão à greve dos enfermeiros no que diz respeito ao turno da noite rondou os 70%, disse à agência Lusa o presidente do Sindicato dos Enfermeiros Portugueses (SEP), José Carlos Martins.
As instituições que acolhem idosos em Portugal estão em risco por falta de profissionais, alertou hoje o investigador Ricardo Pocinho, do Centro de Estudos Interdisciplinares em Educação e Desenvolvimento da Universidade Lusófona.
Pelo menos um quarto da população mundial em 2050 viverá num país com falta de água crónica ou recorrente, alertaram hoje as Nações Unidas, cujo secretário-geral, António Guterres, defendeu que o problema é de alta prioridade.
A greve dos enfermeiros regista hoje uma adesão de 74% nos hospitais dos Açores e ronda os 55% nos centros de saúde da região, segundo fonte sindical, enquanto a tutela coloca a adesão global à paralisação nos 38%.
A coordenadora do Bloco de Esquerda, Catarina Martins, considera que o ministro da Saúde “não tem sido capaz de resolver as questões das carreiras” dos profissionais do setor e defende a intervenção do primeiro-ministro.
O secretário-geral do PCP mostrou-se hoje solidário e compreensivo para com a greve de dois dias de enfermeiros, considerando tratar-se de uma classe de profissionais de saúde "muitas vezes mal considerados" pelo poder político.
Proprietário dos Hospitais Senhor do Bonfim, em funcionamento há três anos em Vila do Conde, afirma que não teria avançado com a construção do empreendimento sem as garantias que diz terem sido dadas pelas autoridades de saúde.
Os casos de tuberculose demoram mais de cem dias, em média, a ser diagnosticados em Portugal desde o início dos sintomas e há doentes que chegam aos consultórios seis meses depois de terem as primeiras queixas.