O parlamento aprovou hoje uma recomendação ao Governo apresentada pelo BE para o reforço do atendimento médico à população de Nossa Senhora de Fátima, no concelho de Aveiro.
O bloco operatório do Hospital de Aveiro, encerrado devido à greve dos assistentes operacionais, abriu excecionalmente pelas 09:30 para realizar uma cirurgia urgente.
A greve dos trabalhadores da saúde no norte de Portugal está a registar uma adesão global entre 80% e 85%, chegando aos 100% no hospital Magalhães de Lemos (Porto) e no Hospital Escala (Braga), disse hoje fonte sindical.
A legalização do uso de produtos feitos à base de canábis para fins medicinais foi aprovada esta sexta-feira (15/06) por todas as bancadas parlamentares, à exceção do CDS que se absteve.
A presidente do Intergrupo Português de Melanoma disse hoje à Lusa que “pela primeira vez” existe um tratamento aprovado para o carcinoma de células de Merkel, um tipo de cancro de pele que, apesar de raro, tem “uma progressão rápida”.
Serviços fechados e perturbações nos exames e consultas é o cenário registado hoje em várias unidades de saúde do Alentejo devido à greve de 24 horas dos trabalhadores do setor da Saúde, como constatou a Lusa.
A greve dos trabalhadores da saúde está a registar uma adesão média de 80% a nível nacional, chegando aos 100% nalguns hospitais, com os blocos operatórios a funcionarem apenas em situações de urgência e consultas externas fechadas,
Mais de um em cada 10 utentes procuram ter consultas de especialidade num hospital fora da sua área de residência, sendo as consultas de oftalmologia, ortopedia, dermatologia, otorrinolaringologia e cirurgia geral as mais procuradas.
A greve dos trabalhadores da saúde está a provocar constrangimentos na realização de vários exames Hospital de Ponta Delgada, a maior unidade de saúde dos Açores, cancelando radiografias e ecografias, adiantaram utentes à Lusa.
Os hospitais e centros de saúde da Madeira não estão a registar perturbações devido à greve dos trabalhadores em funções públicas e socais, que decorre hoje, situação que o sindicato do setor justifica com uma "campanha de contrainformação".
Utentes do Hospital de Portimão e de unidades de saúde de Vila Real de Santo António, no Algarve, criticaram hoje o tempo de espera para atendimento e para marcação de consultas, motivado pela greve dos trabalhadores da saúde.
O secretário-geral da CGTP, Arménio Carlos, acusou hoje o Governo de se estar "a encostar à direita" e disse que a greve do setor da saúde que decorre desde quinta-feira à noite é uma resposta dos trabalhadores contra o executivo.
"Especial, "mágica" e "gratificante". Giedre Gomes não poderia estar mais de acordo com estes "epítetos" atribuídos à maternidade, mas avisa que ser mãe nem sempre é um "arco-íris com borboletas". As fotos provam-no.
Centros de saúde e hospitais da região Centro estão a registar "grandes perturbações" devido à greve dos trabalhadores do setor, afirmou um dirigente sindical, sublinhando que a adesão nesta zona do país é superior a 90%.
A dirigente sindical Ana Amaral defendeu hoje que a adesão à greve de 24 horas dos trabalhadores do setor da saúde, de entre 80 e 100%, é uma resposta ao Governo e uma mensagem sobre as reivindicações.
A Unidade de Saúde Familiar (USF) do Carandá, em Braga, no dia em que os trabalhadores não clínicos cumprem um dia de greve, regista um "ritmo normal", embora não haja auxiliares ao serviço, constatou a Lusa no local.
As regiões da Guarda e Vila Real apresentam hoje risco extremo de exposição à radiação ultravioleta (UV) e o resto do país está quase todo com níveis muito elevados, segundo Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).
O Centro Interdisciplinar de Investigação Marinha e Ambiental da Universidade do Porto (CIIMAR) integra uma nova rede europeia que visa recolher informações sobre toxinas marinhas e a forma de aumentar a segurança dos consumidores de alimentos provenientes do mar.
Algumas utentes que chegaram hoje de manhã à Unidade de Saúde Familiar da Venda Nova, na Amadora, ficaram surpreendidas ao verem a secretaria fechada e foram informadas de que não haveria consultas devido à greve dos trabalhadores da saúde.
Uma massa de ar quente vai chegar a Portugal no fim de semana e fazer subir as temperaturas, que se podem aproximar dos 40 graus no interior do Alentejo, e trazer noites tropicais.
A coordenadora da Frente Comum dos Sindicatos da Administração Pública, Ana Avoila, afirmou hoje que a adesão à greve dos trabalhadores da saúde ronda os 100%, estando apenas a ser cumpridos os serviços mínimos na maioria dos hospitais.
As alterações climáticas estão a forçar espécies de peixes como a cavala a mudarem de 'habitat' mais rápido do que a regulamentação de quotas de pesca, potenciando conflitos entre países.
O Sindicato da Função Pública do Norte calculou uma adesão superior a 90% dos trabalhadores dos hospitais, centros de saúde, INEM e organismos e serviços integrados no Serviço Nacional de Saúde à greve de 24 horas iniciada quinta-feira.
A Direção-Geral da Saúde (DGS) alerta para a previsão de temperaturas elevadas nos próximos dias e recorda que o calor pode ter efeitos negativos na saúde e que a população se deve hidratar e manter as casas frescas.