Defensora do doente como o centro da consulta e do diálogo como truque para potenciar o paciente no combate à doença, a médica Sarah Jarvis reconhece que são poucos os clínicos que gostam de perguntas. Numa entrevista exclusiva, a britânica sugere alterações na carreira médica e a adaptação destes p
Rastreios, música, dança, debates e ‘showcookings’ integram a programação da 2.ª edição da Festa da Saúde que a Sociedade Portuguesa de Medicina Interna (SPMI) realiza no sábado e no domingo nos jardins do Palácio de Cristal, no Porto.
Em média, 1 em 10 crianças que se inscrevem em estudos pediátricos de fase I ficam melhores após o ensaio, mas 1 em 50 morrem de complicações relacionadas a medicamentos. Os dados foram fornecidos por uma nova revisão sistemática e publicada na PLOS Medicine.
A cidade de Seattle passou a proibir, a partir de hoje, a utilização de utensílios de plástico nos seus mais de 5.000 restaurantes, cafés e lojas de alimentos, sob pena da aplicação de multas a partir de 250 dólares (213 euros).
O presidente da Câmara de Montemor-o-Velho, Coimbra, disse na noite de sexta-feira que nos últimos dois dias foram reportados dezenas de casos de vómitos e diarreias na região do Baixo Mondego, sendo as causas ainda desconhecidas.
Investigadores da Universidade do Algarve (UAlg), dez chefes de cozinha e uma empresa de cultivo de plantas halófitas estão a desenvolver um painel de novos produtos e a aperfeiçoar outros para introduzir estas plantas na rotina alimentar dos portugueses.
A Ordem dos Médicos alerta que a passagem do horário dos profissionais de saúde para 35 horas semanais sem novas contratações reduz a capacidade de resposta do Serviço Nacional de Saúde, principalmente nas regiões mais carenciadas e periféricas.
Aumento das listas de espera para exames e atrasos na entrega dos resultados é o cenário traçado pelos técnicos de diagnóstico e terapêutica para a aplicação, a partir de domingo, das 35 horas semanais de trabalho.
Os enfermeiros temem “um período caótico” e “de rutura” na maioria dos hospitais a partir de domingo, devido à passagem de milhares de profissionais para 35 horas de trabalho semanais sem a concretização das contratações pedidas pelas instituições.
Os administradores hospitalares alertam que atividades programadas como cirurgias terão de ser reduzidas, caso não seja reposto o número de profissionais necessário para garantir a qualidade do serviço, na sequência da aplicação das 35 horas de trabalho semanais.
As cafetarias das unidades de saúde públicas estão proibidas de venderem salgados, produtos de charcutaria, bolos, refrigerantes com açúcar e sandes com molhos, a partir de hoje.
O Tribunal Arbitral decidiu que os serviços mínimos decretados na greve dos enfermeiros e técnicos de diagnóstico às horas extraordinárias abrangem as intervenções cirúrgicas, radioterapia, quimioterapia e todos os cuidados de saúde que o médico classifique como urgentes.
Uma nova formulação da carbetocina, um fármaco que previne hemorragias no pós-parto, é resistente ao calor, ao contrário do medicamento atualmente utilizado, o que pode fazer a diferença na hora de salvar milhares de mulheres em países em desenvolvimento, conclui um estudo da Organização Mundial de
A garantia é do ministro da Saúde que afirmou hoje que a contratação planeada de profissionais de saúde na sequência da aplicação das 35 horas semanais visa garantir o funcionamento dos serviços, mas assegurou que as entidades do setor reagirão rapidamente se necessário.
A esperança de vida máxima de um ser humano já foi atingida? Talvez não, segundo um estudo com centenários italianos publicado esta quinta-feira que descobriu que a longevidade humana está a aumentar lentamente.
O Centro de Investigação em Tecnologias e Serviços de Saúde (Cintesis) anunciou hoje ter desenvolvido um sistema que garante a proteção dos dados e reduz o risco de a informação de saúde se poder usar de forma fraudulenta.
A Ordem dos Nutricionistas pediu uma auditoria aos bares, cafetarias e bufetes do Serviço Nacional de Saúde (SNS) para verificar o cumprimento da legislação que limita produtos com altos teores de sal, açúcar e gorduras nestes locais.
Os arquipélagos da Madeira e dos Açores e 12 distritos do continente apresentam hoje um risco muito elevado de exposição à radiação ultravioleta (UV), segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).
Moçambique precisa anualmente de entre 85 milhões de dólares (73 milhões de euros) e 125 milhões de dólares (108 milhões de euros) para o programa de combate à malária, um valor que o Estado não tem na totalidade.
Portugal vai acolher o terceiro centro líder na investigação sobre cancro e no desenvolvimento de novas terapêuticas START, que ficará instalado no Centro Hospitalar Lisboa Norte (CHLN), entrando em funcionamento em 2019.
A greve dos enfermeiros teve uma adesão global de 73% durante a tarde de ontem, com impacto nos centros de saúde e nos serviços de consulta externa e bloco operatório dos hospitais, indicou o sindicato que convocou a paralisação.
Um novo estudo com assinatura portuguesa - publicado na revista científica Current Biology - propõe novas estratégias para induzir o colapso de populações bacterianas.
Sete distritos de Portugal continental vão estar a partir da tarde de hoje sob aviso amarelo devido à previsão de aguaceiros, por vezes fortes, granizo e trovoada, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).