Um estudo realizado pelo Centro de Oncologia Pediátrica Princesa Máxima, na Holanda, mostrou que o número de mutações em células estaminais sanguíneas saudáveis e em células leucémicas não é diferente. Em vez disso, a localização das mutações no ADN é que é o fator relevante.
Cerca de 70% das equipas de cuidados paliativos têm um programa de apoio ao luto, mas apenas uma minoria realiza todas as atividades indicadas, segundo o Relatório de Outono do Observatório Português dos Cuidados Paliativos (OPCP), divulgado esta segunda-feira.
A casa é o local preferido pelos doentes para morrer, mas apenas metade vê concretizado o seu desejo, revela o Relatório de Outono do Observatório Português dos Cuidados Paliativos (OPCP), divulgado esta segunda-feira.
Uma nova tecnologia baseada numa molécula orgânica natural, que impede a formação de placa bacteriana e de outras patologias dentárias, foi criada por investigadores da Universidade de Coimbra (UC), foi anunciado esta segunda-feira.
A percentagem de cesarianas realizadas nos hospitais privados é mais do dobro da registada nos públicos, sendo necessária uma reflexão sobre esta “assimetria”, conclui a Direção-geral da Saúde (DGS).
Portugal assiste a um número crescente de zonas do território "nos cuidados paliativos", com as políticas públicas para o interior a não conseguirem ir para lá da construção de piscinas, campos de futebol e requalificação de edifícios, alerta uma investigadora.
A Autoridade Nacional do Medicamento determinou a retirada do mercado de vários lotes de medicamentos contendo a substância ativa valsartan, usada no tratamento da tensão arterial elevada, produzidos pelos fabricantes AIM Teva e Mylan.
Trabalhar sem descanso e nunca se resignar diante do horror. Esta é a máxima de Denis Mukwege, o médico que atende a mulheres violadas no leste da República Democrática do Congo (RDC) e que receberá na segunda-feira, dia 10, o Prémio Nobel da Paz ao lado da yazidi Nadia Murad.
A história da "cura” da hepatite C foi recordada esta sexta-feira por médicos, doentes e por alguns dos protagonistas do “acordo histórico” entre o Estado e a indústria farmacêutica, em 2015, que viabilizou um tratamento com quase 100% de cura.
Enfermeiros dos blocos operatórios de cinco hospitais públicos iniciaram a 22 de novembro uma greve de mais um mês às cirurgias programadas, que está a adiar milhares de operações.
Depois do sucesso da intervenção noticiada esta quarta-feira, um grupo de médicos brasileiros está pronto para replicar este feito em outras duas mulheres.
Várias associações de fibromialgia portuguesas alertaram esta sexta-feira para a falta de evidência científica da utilização de um fármaco – citicolina – que a ex-presidente da Associação Portuguesa de Doentes com Fibromialgia revelou tê-la feito “sentir-se curada” após um ano de toma.
O parlamento aprovou esta sexta-feira, por unanimidade, em votação final global, uma alteração à lei de combate à droga que introduz mais 30 substâncias consideradas estupefacientes e psicotrópicas, atualizando uma diretiva europeia de 2017.
A Escola Básica n.º 2 de Sines (Setúbal) vai ser remodelada e modernizada num investimento superior a 600 mil euros, que vai dotar o estabelecimento de ensino de “mais valências e funcionalidades”, anunciou esta sexta-feira o município.
Uma análise ao sangue para detetar células tumorais pode ajudar a escolher o tratamento mais adequado para alguns tipos de cancro de mama, e assim melhorar o tempo de vida dos pacientes, de acordo com um ensaio clínico apresentado esta quinta-feira num congresso nos Estados Unidos.
A Secção Regional do Centro da Ordem dos Médicos (SRCOM) revelou esta sexta-feira que a greve dos enfermeiros dos blocos operatórios já motivou o adiamento de quase mil cirurgias programadas no Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (CHUC).
O número de unidades de saúde familiares (USF) a iniciar atividade este ano foi o mais baixo de sempre, com apenas 16 novas unidades, segundo um estudo que aponta para um “forte desinvestimento” nos cuidados de saúde primários.
A ex-presidente da Associação Portuguesa de Doentes com Fibromialgia (APDF) revelou esta quinta-feira ter lançado uma nova página – ‘Fibromiálgicos unidos pela saúde’ – para “continuar a ajudar os doentes” a melhorar a sua situação.
Cinco pessoas sofreram uma intoxicação devido à ingestão de cogumelos, em Lordosa, no concelho de Viseu, na quarta-feira à noite, tendo sido assistidas no hospital, disse esta quinta-feira à agência Lusa fonte do Comando Distrital de Operações de Socorro.
Vinte e seis casos de sarampo foram confirmados laboratorialmente entre os dias 08 de novembro e 04 de dezembro na região de Lisboa e Vale do Tejo, segundo a Direção-Geral da Saúde (DGS).
A Ordem dos Enfermeiros (OE) denunciou esta quarta-feira que há profissionais infetados com sarna no hospital S. Francisco Xavier, em Lisboa, a quem foi dito para continuar a trabalhar, uma situação que a bastonária considerou inadmissível e muito preocupante.
O presidente da Liga Portuguesa Contra o Cancro (LPCC), Vítor Veloso, considerou "incompreensível" a indefinição sobre a construção da nova ala de pediatria do hospital São João, no Porto, pedindo "ação imediata" ao Ministério da Saúde.
O primeiro presidente do Instituto de Oncologia (IPO) do Porto, José Guimarães dos Santos, disse esta quarta-feira que a "oncologia em Portugal está bem servida", mas realçou "a importância da investigação e do voluntariado".