O Infarmed garantiu hoje que continuará a promover o acesso de terapêuticas inovadoras a todos os doentes, de todas as idades e com qualquer doença, e defendeu a necessidade de rever as orientações de avaliação económica de medicamentos.
Um estudo publicado esta semana na revista científica PLOS One revela que os locais de trabalho podem aumentar a produtividade através do ajuste do termostato.
O número total de beneficiários da ADSE reduziu-se em quase 18 mil entre 2016 e 2018, devido à saída dos familiares que beneficiavam do sistema de saúde da função pública e dos aposentados, revela o relatório de atividades.
Os médicos anestesistas do Hospital Amadora-Sintra terminam hoje às 20:00 uma greve de cinco dias para exigir a contratação de mais especialistas e reclamar condições de segurança clínica.
Dois terços dos médicos manifestam que estão em exaustão emocional, segundo um estudo que vai ser publicado esta semana na Revista da Ordem dos Médicos e que considera o 'burnout' na classe como um problema "com raízes no sistema de saúde".
A Ordem dos Médicos decidiu criar o Gabinete Nacional de Apoio ao Médico para ajudar os profissionais em situações de exaustão e vítimas de violência ou agressão, uma forma de tentar responder aos "dados inquietantes" sobre 'burnout' na classe.
O Centro Hospitalar do Oeste (CHO) vai reforçar o quadro de pessoal com a abertura de 18 vagas para médicos especialistas, que vão reforçar serviços onde a administração reconhece ser necessário reduzir listas de espera.
Centro Hospitalar do Oeste (CHO) prevê este ano colocar duas centenas de doentes em hospitalização domiciliária, projeto que vai arrancar em junho na região, disse hoje a presidente do conselho de administração da instituição.
A Ordem dos Médicos mostrou-se preocupada com o “esvaziamento do Serviço de Medicina Interna” do hospital de Viseu, que terá contribuído para a demissão de seis internistas que eram chefes de equipa do Serviço de Urgência Polivalente.
A Associação Portuguesa dos Cuidados Paliativos classifica como catastrófico o cenário traçado por um estudo que aponta para o aumento de pessoas a morrer sem acesso a cuidados paliativos no futuro, lembrando que Portugal tem “décadas de atraso”.
A Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo (ARSLVT) informou hoje que a avaria informática no servidor que abrange sete centros de saúde do concelho de Loures está a ser intervencionada, prevendo-se que fique resolvida hoje.
O Ministério da Saúde pediu dados adicionais e mais fundamentação ao grupo de trabalho criado para propor medidas que melhorem os serviços de urgência, segundo fonte oficial.
A Autoridade Nacional do Medicamento e Produtos de Saúde - Infarmed produziu um vídeo onde explica as etapas do ciclo de vida do medicamento, desde o processo de investigação, até este chegar aos utentes, com o objetivo de melhorar a literacia dos jovens nesta área.
A Ordem dos Enfermeiros vai assinar um protocolo com a GNR e dois hospitais, na sexta-feira, em Lisboa, no sentido de criar mecanismos de cooperação na identificação e intervenção junto de vítimas de violência doméstica e maus-tratos.
Portugal é um dos quatro países europeus que ainda não têm a especialidade de medicina de urgência e emergência, mas a Ordem dos Médicos admite estudar em breve a sua criação.
Cerca de 50 milhões de pessoas em todo o mundo vão morrer em 2060 sem cuidados paliativos, quase o dobro face a 2016, segundo estimativas de um estudo que teve a participação da investigadora portuguesa Bárbara Gomes.
A Organização Mundial de Saúde (OMS) quer reduzir para metade, até 2030, as mortes e os casos de incapacidade devido a mordida de cobra, lançando hoje "a há muito esperada estratégia", como considera a organização Médicos Sem Fronteiras (MSF).
Cerca de 600 mil atendimentos na urgência dos hospitais públicos no primeiro trimestre do ano foram considerados pouco ou nada urgentes, representando quase 40% do total.
O perito da Organização Mundial da Saúde Nelson Olim defende que Portugal devia ter serviços de urgência descentralizados e fora dos hospitais para os casos menos prioritários, além de criar centros de trauma em algumas regiões do país.
A Secção Regional Norte da Ordem dos Médicos (SRNOM) vai distinguir hoje com o 'Prémio Banco Carregosa/SRNOM' uma equipa de médicos e investigadores que provou que o 'bypass metabólico' é "mais eficaz" no tratamento da diabetes e da obesidade.
O Sindicato Independente dos Médicos apelou hoje à população de sete centros de saúde do concelho de Loures, que estão a ser afetados por uma avaria informática, para que se desloquem àquelas unidades apenas em caso de urgência.