Os hospitais privados de Portugal e de Espanha defendem que os utentes deviam ter liberdade de escolha em relação às unidades onde querem ser tratados e propõem maior colaboração entre público e privado.
A Liga Portuguesa Contra o Cancro (LPCC) concorda com a revisão das orientações de avaliação económica de medicamentos, mas defende que este processo deve ser global e não se pode separar da mais valia terapêutica.
A Organização Mundial da Saúde (OMS) considera que o "burnout" é um "fenómeno ligado ao trabalho" e não uma doença, declarou esta terça-feira um porta-voz ao apresentar novas explicações sobre o que foi anunciado na véspera por aquela agência especializada da ONU.
O comissário Europeu para a Ajuda Humanitária e Gestão de Crises afirmou hoje que nenhum país consegue lidar sozinho com os efeitos das alterações climáticas, salientando que a única escolha é a colaboração e a preparação imediata dos parceiros europeus.
Portugal continental e os arquipélagos da Madeira e Açores apresentam hoje um risco muito elevado de exposição à radiação ultravioleta (UV), segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).
Investigadores desenvolveram o primeiro teste psicológico mundial para avaliar o transtorno do videojogo e a severidade dos seus sintomas, através de critérios clínicos estabelecidos pela Organização Mundial de Saúde (OMS).
A satisfação global dos utentes com os centros de saúde desceu ligeiramente entre 2014 e 2019, o que acontece pela primeira vez desde o ano 2000, segundo um inquérito realizado pela Deco Proteste a quase cinco mil pessoas.
A Ordem dos Médicos acusa o Ministério da Justiça de negligência para com os médicos especialistas em Medicina Legal, avisando que a especialidade pode acabar por extinguir-se em menos de 10 anos se não forem tomadas "medidas urgentes".
Criar uma base de trabalho para responder às "muitas carências" do distrito de Viana do Castelo na área da saúde mental é o objetivo da carta de recomendações a elaborar, na sexta-feira, num debate em Ponte de Lima.
O esgotamento profissional, conhecido como síndrome de "burnout", foi incluído na Classificação Internacional de Doenças da Organização Mundial da Saúde (OMS), o que acontece pela primeira vez desde que o transtorno foi descrito por um psiquiatra em 1974.
Com cerca de 20 mil novos casos de pessoas seropositivas em 2017, o ritmo de disseminação da vírus da Sida no Paquistão é o segundo mais rápido na Ásia, segundo estatísticas da ONU.
Tratamentos de naturopatia, osteopatia, hipnoterapia ou pilates clínico estão isentos de IVA quando exercidos por profissionais de saúde certificados, mas a homeopatia não está isenta do imposto por falta de regulamentação, esclarece o fisco numa informação vinculativa.
O conselho de administração do Hospital de São João, no Porto, assegurou hoje que a greve dos trabalhadores da limpeza, cuja adesão ronda os 90% segundo fonte sindical, não está a ter impacto na atividade da instituição.
O Instituto Superior de Engenharia de Coimbra (ISEC) vai desenvolver luvas com sensores de força para o ensino prático da medicina dentária na Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra (UC), foi anunciado.
A greve dos trabalhadores da limpeza do Hospital de São João, no Porto, registou hoje 90% de adesão e a unidade hospitalar está a pedir às auxiliares da ação médica para fazer limpezas, disse fonte sindical.
O presidente da Liga dos Bombeiros Portugueses (LBP), Jaime Marta Soares, acusou hoje o Ministério da Saúde de ser “caloteiro”, por ainda não ter liquidado a dívida de “mais de 35 milhões de euros” às associações humanitárias.
O tempo quente vai regressar ao continente, prevendo-se a partir de terça-feira uma subida gradual dos valores da temperatura, sendo que a máxima no sábado pode chegar aos 35 graus em algumas regiões, segundo o IPMA.
As raparigas são quem mais recorre ao centro de atendimento “Aparece”, onde chegam quase sempre sozinhas à procura de ajuda para problemas muitas vezes relacionados com a contraceção ou com o receio de uma gravidez indesejada.
Há 20 anos abriu em Lisboa o primeiro centro de atendimento amigável destinado a adolescentes. Desde então, o “Aparece” ajudou milhares de jovens em 70 mil consultas, onde puderam partilhar necessidades e receios.
Dependência de ecrãs, ansiedade, depressão, comportamentos autolesivos ou ideação suicida são problemas muito frequentes no centro de atendimento para adolescentes Aparece, onde mais de 500 jovens estão a ter acompanhamento psicológico.
Os hospitais e clínicas privados que têm convenções com a ADSE faturaram 21 milhões de euros a mais ao sistema de saúde da função pública entre 2017 e 2018, que terão de ser regularizados, revela o relatório de atividades.
O Infarmed garantiu hoje que continuará a promover o acesso de terapêuticas inovadoras a todos os doentes, de todas as idades e com qualquer doença, e defendeu a necessidade de rever as orientações de avaliação económica de medicamentos.