O bastonário da Ordem dos Médicos (OM), Miguel Guimarães, considerou que a proposta de Orçamento do Estado (OE) para 2022 fica aquém das necessidades” no setor da Saúde, em especial no Serviço Nacional da Saúde (SNS).
Mais de 8,8 milhões de pessoas já têm a vacinação completa em Portugal (85%), sendo a região norte do continente aquela onde existe maior qualidade de população totalmente vacinada (87%), divulgou a Direção-Geral da Saúde (DGS).
A ingestão diária de aspirina para reduzir o risco de ataque cardíaco ou acidente vascular cerebral (AVC) não deverá ser mais recomendada para pessoas com 60 ou mais anos, nos Estados Unidos da América (EUA), disseram hoje especialistas norte-americanos.
O acesso ao serviço de Urgência Geral do Hospital de Santo André, em Leiria, vai estar limitado a partir das 22:00 de ontem e até às 08:00 de quarta-feira, anunciou o Centro Hospitalar de Leiria (CHL).
O presidente da Câmara de Setúbal anunciou que vai pedir ao primeiro-ministro para "ajudar a resolver os problemas do Hospital de São Bernardo", durante uma manifestação que juntou 300 pessoas preocupadas com a degradação daquela unidade hospitalar.
A Ordem dos Médicos do Centro condenou o encerramento das urgências do Hospital Distrital de Leiria, a partir das 22:00 de ontem, por falta de médicos, considerando que situação é grave e resulta da "gestão negligente" do Governo.
A Assembleia da República debate hoje os diplomas do PS, PAN, IL e Cristina Rodrigues sobre ordens profissionais, com a aprovação do projeto socialista garantida na generalidade, após o PSD e o PCP terem anunciado que se vão abster.
A Ordem dos Enfermeiros considera que o Orçamento do Estado para 2022 (OE2022) "não tem incentivos nenhuns à retenção" destes profissionais de saúde em Portugal, que vê "metade" dos formados emigrarem para outros países.
Quem visitar um doente internado ou acompanhar um utente nos serviços do SNS vai ter de apresentar o certificado digital um resultado negativo de um teste à covid-19, segundo uma orientação da Direção-Geral da Saúde hoje divulgada.
Portugal vai receber cerca de 6,1 milhões de vacinas contra a covid-19 até final do ano, dispondo de doses suficientes para voltar a vacinar toda a população, caso seja necessário, anunciou hoje o coordenador da ex-`task force´.
A COVID-19 já matou 18.056 pessoas em Portugal desde março de 2020. Os números foram revelados no boletim epidemiológico de hoje da Direção-Geral da Saúde (DGS).
O presidente do Sindicato dos Enfermeiros Portugueses (SEP) reivindicou hoje a abertura de um processo negocial que concretize a valorização da carreira.
A Rússia atingiu hoje um novo recorde de mortes causadas pela covid-19, enquanto se debate com um rápido aumento das infeções e atrasos na vacinação, mas as autoridades mantêm-se inflexíveis quanto à não-imposição de um novo confinamento.
A farmacêutica alemã CureVac retirou o pedido feito à Agência Europeia de Medicamentos (EMA) para administração da sua vacina contra a covid-19 na União Europeia (UE), anunciou o regulador europeu, admitindo que tinha “questões sobre a qualidade” do fármaco.
Face a um diagnóstico de infertilidade, respostas emocionais de ansiedade, stresse e depressão tendem a surgir como elementos reativos ao diagnóstico em si e às implicações do tratamento médico. Um artigo da psicóloga Ana Galhardo.
Na população em geral, a prevalência da dor crónica varia entre os 24% e 46%, sendo a dor lombar a mais frequente, uma vez que 75% a 85% das pessoas irão ter ao longo da vida pelo menos um episódio. Este facto tem implicações psicossociais que interferem na qualidade de vida e consequências nefastas
Os Açores diagnosticaram, nas últimas 24 horas, 11 novos casos positivos de covid-19, 10 em São Miguel e um no Faial, enquanto 36 pessoas recuperaram da doença, informou hoje a Autoridade de Saúde açoriana.
A propósito do Dia Mundial das Doenças Reumáticas, que se assinala a 12 de outubro, importa dar a conhecer estas doenças e alertar para a importância de um diagnóstico precoce, com consequente controlo da doença para a promoção de uma maior qualidade de vida. A adoção de um estilo de vida saudável é
O secretário-geral do Sindicato Independente dos Médicos (SIM) manifestou-se hoje desapontado com as medidas do Orçamento do Estado para 2022 no setor da Saúde, lamentando que o Governo se “preocupe mais em propagandear” do que a concretizar.
A pandemia de covid-19 matou, até hoje, pelo menos 4.853.570 pessoas em todo o mundo desde o final de dezembro de 2019, segundo um balanço realizado pela agência de notícias francesa AFP com base em fontes oficiais.
A presidente eleita da Câmara de Reguengos de Monsaraz, Marta Prates, foi diagnosticada com covid-19 e está em confinamento, mas a tomada de posse mantém-se marcada para dia 18 deste mês, revelou hoje a própria.
O Governo agravou o imposto sobre as bebidas não alcoólicas açucaradas em todos os escalões, segundo a proposta do Orçamento do Estado para 2022 (OE2022), entregue na segunda-feira na Assembleia da República.
A União Europeia (UE) registou, em 2020, 2,4% de acidentes de trabalho, com Portugal a ocupar o sexto lugar entre os Estados-membros (3,2%), recuando ambos face a 2013, divulga hoje o Eurostat.
O ministro de Estado e das Finanças, João Leão, assegurou hoje que o Governo não hesitará em retomar "todas as medidas" de apoio implementadas durante a pandemia caso esta volte a afetar a atividade económica em 2022.