Os bebés são capazes de perceber, apenas com 10 meses, que a força física e estabelecer uma hierarquia social são coisas úteis em situações de conflito, sugere um estudo conjunto das universidades de Harvard, nos EUA, e da de Copenhaga, na Dinamarca, publicado da revista “Science”.

Estudos científicos já haviam comprovado que muitas pessoas, num momento de eleições, tendem a votar no candidato mais alto por haver uma associação inconsciente entre altura e poder.

Agora, investigadores da Universidade de Harvard descobriram que, a partir dos 10 meses de idade, os bebés utilizam o tamanho como pista para interpretar hierarquias sociais, ou como quem diz, para saber quem é que manda.

Segundo os investigadores, “as crianças vêm ao mundo com alguns conceitos básicos mesmo antes de saber falar; estão preparadas para entender a física e a causalidade”, revelou a revista científica New Scientist, na edição da última sexta-feira, dia 28 de janeiro.

O investigador Lotte Thomsen e a sua equipa mostraram a bebés entre 11 e 16 meses uma série de vídeos nos quais blocos de desenhos animados com um olho e uma boca lutam pelo poder. Os blocos tinham uma forma abstrata para que as crianças só prestassem atenção às informações relacionadas com o tamanho e o conflito.

Nos vídeos, um bloco grande e outro pequeno batem um no outro várias vezes enquanto tentam percorrer seus caminhos. Às vezes, o bloco menor baixa-se perante o rival mais alto e segue seu caminho. Noutras, o bloco maior deixa o menor passar.
Thomsen mediu quanto tempo os bebés observavam a tela após cada batalha ter terminado. Em média, eles fixaram a tela durante 20 segundos, tempo em que o bloco grande se rendia ao mais pequeno, mas apenas 12 segundos quando o maior vencia a disputa.

Cientistas da Universidade de Harvard, nos Estados Unidos, confirmaram em tentativas posteriores que os bebés estavam interessados nos conflitos sociais mostrados nos vídeos e não apenas na física de mover blocos. Eles também mostraram que os bebés adquirem maturidade mental para perceber o domínio social – o famoso quem é que manda – em torno dos dez meses.

Perante estes casos, os psicólogos determinam que, se um bebé observa uma cena durante mais algum tempo é porque a considera mais surpreendente. Thomsen explica que até os bebés que ainda não falam entendem a lógica do domínio social, entendendo que lutas do tipo "Davi acaba com Golias" violam as expectativas humanas.

02 de fevereiro de 2011

Fonte: SAPO

Um bocadinho de gossip por dia, nem sabe o bem que lhe fazia.

Subscreva a newsletter do SAPO Lifestyle.

Os temas mais inspiradores e atuais!

Ative as notificações do SAPO Lifestyle.

Não perca as últimas tendências!

Siga o SAPO nas redes sociais. Use a #SAPOlifestyle nas suas publicações.