A informação foi divulgada pelo presidente da Aliança Global para as Vacinas (GAVI), que colidera o mecanismo COVAX, José Manuel Durão Barroso, na rede social Twitter.

“Hoje a COVAX atingiu a bilionésima dose de vacina contra a covid-19, como parte da maior e mais complexa operação global de vacinação”, escreveu Durão Barroso.

O presidente da GAVI considera que se atingiu “um marco na equidade da vacinação, embora a sua evolução esteja agora ameaçada pela variante Ómicron e pelo ritmo dos programas de reforço de vacinação”.

O mecanismo internacional de acesso equitativo à vacina COVAX é coliderado pela GAVI, pela Organização Mundial da Saúde e pela Coligação para a Inovação na Preparação para Epidemias.

O sistema COVAX foi criado numa tentativa de impedir que os países ricos monopolizassem o acesso às vacinas, que ainda estão a ser produzidas em quantidades demasiado pequenas para satisfazer a procura global.

Durão Barroso lembrou este sábado a desigualdade no ritmo de vacinação da população mundial, com países já a atribuírem a terceira dose de inoculação, enquanto em África menos de 10% da população tem a vacinação completa.

Um bocadinho de gossip por dia, nem sabe o bem que lhe fazia.

Subscreva a newsletter do SAPO Lifestyle.

Os temas mais inspiradores e atuais!

Ative as notificações do SAPO Lifestyle.

Não perca as últimas tendências!

Siga o SAPO nas redes sociais. Use a #SAPOlifestyle nas suas publicações.