A informação consta do boletim de hoje da Autoridade de Saúde açoriana, de acordo com o qual, na ilha de São Miguel, “todos os casos decorrem de transmissão comunitária”, com o concelho da Lagoa a registar três novos casos, enquanto se regista um novo caso no concelho de Ponta Delgada e outro na Ribeira Grande.
Quanto ao caso positivo identificado no comunicado de segunda-feira, na freguesia da Fajã de Baixo, concelho de Ponta Delgada, “apresentou documentação comprovativa de uma infeção anterior e respetiva recuperação, deixando por este motivo de contar como caso ativo nesta freguesia e nos Açores”.
No que toca aos casos diagnosticados nas últimas 24 hora, o novo doente na ilha Terceira é “um viajante, residente, com análise positiva à chegada”.
A Autoridade de Saúde açoriana diz ainda que “foi verificada a saída” da Terceira e da Região, de “um caso positivo, cidadão não residente que se encontrava na freguesia do Cabo da Praia, concelho da Praia da Vitória, deixando também de contar como caso ativo nos Açores”.
No Pico, há um caso relativo “a um viajante, não residente, com teste positivo ao 6.º dia”.
Nas Flores, foram diagnosticados dois casos, sendo que “um destes, viajante interilhas, proveniente de São Miguel, originou nova cadeia de transmissão local primária”.
Em São Jorge há um novo caso positivo de “um viajante, não residente, com resultado positivo ao 6.º dia, que originou uma nova cadeia de transmissão local primária”.
No Faial surgiu um novo caso de “um viajante, residente, com resultado positivo ao 6.º dia”, acrescenta o comunicado da Autoridade de Saúde açoriana.
Foram realizadas 1.847 análises nos laboratórios de referência da Região.
Nas últimas 24 horas foram ainda registadas 34 recuperações na ilha de São Miguel.
Hoje, mantêm-se internados 12 doentes com covid-19, sendo 11 no Hospital do Divino Espírito Santo, em Ponta Delgada, em São Miguel, um dos quais em Unidade de Cuidados Intensivos (UCI).
Há um internado no Hospital de Santo Espírito da ilha Terceira.
O arquipélago conta presentemente com 381 casos positivos ativos em seis das nove ilhas açorianas.
Assim, São Miguel tem 343 casos positivos ativos, 18 na Terceira, oito no Pico, cinco em São Jorge, cinco nas Flores e dois no Faial.
Estão ainda ativas no arquipélago seis cadeias de transmissão local primária, sendo duas no Pico, duas na Terceira, uma nas Flores e uma em São Jorge.
Desde o início da pandemia foram diagnosticados nos Açores 6.763 casos positivos de covid-19, tendo recuperado da doença 6.204 pessoas e falecido 34.
Quanto ao Plano Regional de Vacinação desde 31 de dezembro de 2020 e até 8 de julho, foram “administradas nos Açores 250.705 doses de vacinas contra a covid-19” e há “129.190 pessoas com, pelo menos, uma dose (53,21% da população) e 121.515 pessoas com vacinação completa (50,05%)”, avança o comunicado.
A pandemia de covid-19 provocou pelo menos 4.035.567 mortos em todo o mundo, entre mais de 186,7 milhões de casos de infeção pelo novo coronavírus, segundo o balanço mais recente da agência France-Presse.
A doença respiratória é provocada pelo coronavírus SARS-CoV-2, detetado no final de 2019 em Wuhan, cidade do centro da China, e atualmente com variantes identificadas em países como o Reino Unido, Índia, África do Sul, Brasil e Peru.
Comentários