O presidente do executivo, Carlos Carreiras, afirmou que a autarquia está consciente que “a mobilidade é o grande problema dos centros urbanos no presente e no futuro” e, por isso, a aposta do executivo nessa área.

Na quarta-feira, o município assinou um acordo com a Escola Superior de Saúde do Alcoitão, em Alcabideche, concelho de Cascais, no distrito de Lisboa, que vai permitir aos alunos desta instituição de ensino usufruir, a partir de 01 de novembro, da plataforma MobiCascais de forma gratuita.

10 alimentos que lhe devolvem anos de vida
10 alimentos que lhe devolvem anos de vida
Ver artigo

“Os alunos da Escola Superior de Saúde do Alcoitão deixam de ter qualquer custo no transporte coletivo e isso leva a que o sistema que passam a dispor dê um maior desafogo às próprias famílias, maior conforto e segurança e optam por um transporte que é menos agressor do ambiente”, afirmou Carlos Carreiras.

Outros protocolos

O autarca adiantou ainda que estão a ser já trabalhados protocolos com outras entidades o que possibilitará a extensão do transporte gratuito a mais utentes de instituições no concelho.

“No futuro, a nossa intenção é que todos os estudantes tenham custo zero nos transportes, neste momento até aos 14 anos não pagam nada dentro do MobiCascais e será progressivo até atingir os 21 anos para todos os jovens que estão a estudar. Do mesmo modo os mais de 65 [anos] neste momento pagam um valor muito inferior em relação ao passe e irá ser reduzido até chegar ao valor zero”, disse.

Para o autarca, é essencial “induzir esta alteração cultural” de substituir o “transporte individual pelo coletivo”.

“Espero chegar ao final deste mandato com os jovens até 21 anos a não pagarem transporte, dentro do sistema MobiCascais, e os mais de 65 anos também não o fazerem, o mesmo se passará com os cidadãos com mobilidade reduzida”, concluiu.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Lifestyle diariamente no seu email.

Notificações

Os temas mais inspiradores e atuais estão nas notificações do SAPO Lifestyle.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.