O requisito aparece mencionado numa nota para doadores de esperma publicada na quarta-feira pelo hospital número 3 da Universidade de Pequim.

10 mitos comuns sobre sexo esclarecidos por uma médica
10 mitos comuns sobre sexo esclarecidos por uma médica
Ver artigo

Os potenciais doadores não devem sofrer de doenças genéticas nem infecciosas e devem ter "um fundo ideológico saudável", indica uma nota publicada pelo hospital na rede social WeChat.

Os homens entre os 20 e os 45 anos que desejem doar esperma devem "amar a pátria socialista, apoiar o Governo do Partido Comunista, ser fiéis à causa do partido, demonstrar integridade moral, ter boa conduta, respeitar a disciplina e as leis e não ter nenhum problema político", segundo a mesma fonte.

O hospital não adiantou, no entanto, como fará o controlo dos requisitos partidários nos doadores.

A agência de notícias France Presse não obteve resposta quando entrou em contacto com o estabelecimento para obter explicações acerca da nota.

A doação de esperma em Portugal

Em Portugal, a doação de esperma decorre sob total anonimato, existindo a garantia de que todas as informações facultadas serão geridas segundo estritos critérios de confidencialidade nos termos da legislação em vigor. Quanto aos requisitos, não existe nenhuma exigência relacionada com a orientação política.

Para poder doar esperma existe um conjunto de pré-requisitos que os candidatos deverão cumprir: ter entre 18 e 40 anos, ser saudável e sem história de doença de transmissão sexual ou hereditária e realizar análises sanguíneas 6 meses após a última doação.

O processo de doação de esperma é feito de acordo com 3 passos:

Passo 1 – Recolha de esperma para análise prévia, avaliação de fertilidade, análises sanguíneas e entrevista (Psicologia)

Passo 2- Doações (máximo 7 colheitas de esperma)

Passo 3 – Análises sanguíneas (6 meses após a última recolha).

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Lifestyle diariamente no seu email.

Notificações

Os temas mais inspiradores e atuais estão nas notificações do SAPO Lifestyle.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.