O requisito aparece mencionado numa nota para doadores de esperma publicada na quarta-feira pelo hospital número 3 da Universidade de Pequim.
Os potenciais doadores não devem sofrer de doenças genéticas nem infecciosas e devem ter "um fundo ideológico saudável", indica uma nota publicada pelo hospital na rede social WeChat.
Os homens entre os 20 e os 45 anos que desejem doar esperma devem "amar a pátria socialista, apoiar o Governo do Partido Comunista, ser fiéis à causa do partido, demonstrar integridade moral, ter boa conduta, respeitar a disciplina e as leis e não ter nenhum problema político", segundo a mesma fonte.
O hospital não adiantou, no entanto, como fará o controlo dos requisitos partidários nos doadores.
A agência de notícias France Presse não obteve resposta quando entrou em contacto com o estabelecimento para obter explicações acerca da nota.
A doação de esperma em Portugal
Em Portugal, a doação de esperma decorre sob total anonimato, existindo a garantia de que todas as informações facultadas serão geridas segundo estritos critérios de confidencialidade nos termos da legislação em vigor. Quanto aos requisitos, não existe nenhuma exigência relacionada com a orientação política.
Para poder doar esperma existe um conjunto de pré-requisitos que os candidatos deverão cumprir: ter entre 18 e 40 anos, ser saudável e sem história de doença de transmissão sexual ou hereditária e realizar análises sanguíneas 6 meses após a última doação.
O processo de doação de esperma é feito de acordo com 3 passos:
Passo 1 – Recolha de esperma para análise prévia, avaliação de fertilidade, análises sanguíneas e entrevista (Psicologia)
Passo 2- Doações (máximo 7 colheitas de esperma)
Passo 3 – Análises sanguíneas (6 meses após a última recolha).
Comentários