Mais uma semana de preparação cumprida, mais uma semana de luta, de subida na escalada que é este processo.
Quero antes de tudo, agradecer ao Ginásio XL Pontinha, pelo apoio e compreensão nas preparações e não só. Um espaço que representa a base, onde me sinto confortável, bem acolhido, na minha praia.
Esta semana, além de todos os pormenores técnicos e estratégicos definidos, venho-vos falar sobre a força que a cumplicidade de ter um parceiro de treino pode acrescentar e elevar-nos para outro patamar, mas já lá vamos!
Como a semana passada a evolução foi um pouco mais lenta, esta semana baixei o intake de hidratos de carbono, baixando um pouco as calorias. Vim até às 250 gr ligeiramente mais baixo para o peso também descer ligeiramente. Desta forma pretendia-se que a minha condição corporal melhorasse, sem que fosse necessário cortes drásticos. Aliás prefiro apostar em preparações mais longas, processos mais consolidados e contínuos para chegar ao ponto que objetivei mas sem invenções de última hora porque não houve tempo para mais.
Além da descida calórica, mas que ainda representa bastante comida, houve uma reorganização da sua ingestão, reforçando o período do pré, intra e pós treino.
Para terem uma noção mais especifica neste momento realizo 7 a 8 refeições diárias, 4 delas até ao momento de treino (meio da tarde).
Quando falo em período pré, intra e pós treino, falo, na minha opinião no período mais importante na nutrição desportiva, quer seja com objetivo estético ou de rendimento. É aqui que a maioria dos meus suplementos entram.
Proteína whey, aminoácidos, glutamina, vitargo, creatina, multivitamínico, taurina, são alguns dos consumidos nesta fase, mas aprofundo um pouco mais este tema da suplementação noutra semana.
Estava também contemplado na minha planificação semanal duas sessões de HIIT, dependendo claro, da minha predisposição e do cansaço, porque ainda não vale a pena forçar demasiado. Temos tempo para isso!
Na periodização definida, nem todas as semanas têm a mesma organização o que representou esta semana começar com o treino de perna.
Garanto-vos que foi um treino difícil, uma prova de superação constante, que apenas não terminou com o “atirar a toalha” ao chão, porque tenho um parceiro de treino à altura, e era aqui que queria chegar!
Não é apenas um parceiro de treino, é um amigo, um irmão, que acima de tudo não é condescendente na hora de treinar e, onde o espírito competitivo está tão presente como quando éramos pequenos e jogávamos à bola lá na rua.
Normalmente, este desporto requer muito apoio das pessoas que no s rodeiam, das pessoas que partilham a nossa vida, mas na sua essência é algo que se faz sozinho, que ninguém pode fazer por nós. NINGUÉM!
No entanto, pode acontecer termos alguém que partilha intrinsecamente o nosso estilo de vida e surpreendentemente o mesmo objetivo. Eu diria que nisto sou um atleta de sorte. Sorte essa que me fortifica nesta fase de tanta superação física e mental.
Quando iniciei a preparação este ano, comecei sozinho porque o Marco estava ausente. Foi um “começar” meio desamparado percebo agora que estamos de novo reunidos neste objetivo e, que exceder limites é um objetivo consumado para nós.
É uma viagem sobressaltada e instável, onde existem momentos de dúvida, incerteza, fraqueza muito mais facilmente contornáveis quando alguém acredita em nós, quando não queremos ficar para trás e não queremos desiludir.
Esta cumplicidade que existe, permite-nos explorar as fraquezas individuais.
Dou-vos um exemplo: Sei que se não estivesse disponível seria mais difícil para o Marco perder o foco na alimentação, assim como também sei que se não fosse ele, os meus limites no treino seriam muito mais baixos.
Quero ressalvar que não vejo problema nenhum em treinar sozinho, no entanto apesar de ser um percurso solitário não tem necessariamente que ser assim. Acredito que a cumplicidade duma amizade possa servir como mais um pilar numa obra que se quer perfeita a vários níveis.
Esta semana foi sem dúvida a semana mais produtiva a nível de treino mas, foi igualmente a mais difícil.
É com uma alegria profunda e confiança reforçada, que sinto estar tudo alinhado para os nossos voos em Maio.
Estamos os dois de regresso e mais fortes!
Completamo-nos tal como uma equipa, onde a força do todo é superior à soma das nossas individualidades.
Comentários