A cidade italiana de Rimini irá receber a semi-final do Global Chef Challenge, correspondente à região Europa do Sul, onde concorrerão Espanha, França, Itália, Chipre, Malta, Turquia e Portugal. O nosso país será representado pelo chefe de cozinha Luís Gaspar, selecionado por fazer parte da Equipa Nacional de Competição Culinária, pertencendo à Associação de Cozinheiros Profissionais de Portugal (ACPP). O vencedor desta etapa representará o seu país na grande final, que decorrerá no Congresso da World Association of Chefs’ Societies (WACS), em Moscovo, em 2020.
“Terei de desenvolver um menu composto por entrada, prato principal e sobremesa, tudo confecionado para seis jurados, em apenas três horas. Irei levar o meu commis, o João Duarte, também da Sala de Corte”, conta Luís Gaspar, já com um menu devidamente desenhado. Os ingredientes são escolhidos pela organização e ao cozinheiro português cabe impressionar pela técnica e pela criatividade.
“Na entrada terei de usar robalo e vieiras, no prato principal coração de alcatra e rins de vitela, e na sobremesa chocolate e fruta”, partilha. Também como parte da comitiva portuguesa, estará presente enquanto jurado da competição o chefe de cozinha Carlos Madeira, atual presidente da ACPP.
Luís Gaspar é membro da Equipa Nacional de Competição Culinária desde 2009, tendo já representado Portugal em seis competições internacionais (Campeonatos do Mundo e Olimpíadas da Cozinha em equipa). Estreou-se na equipa júnior, cresceu e integrou a equipa sénior, e já arrecadou uma medalha de ouro, uma de prata, e quatro de bronze.
Por cá, estreou-se em nome próprio na Sala de Corte em 2015, tendo antes trabalhado com Henrique Sá Pessoa e Aimé Barroyer. Em 2017 venceu o Chef Cozinheiro do Ano e o Best Promising Chef of Portugal, pelo festival Open Festival, que o levou a representar Portugal na competição internacional.
Comentários