A cidade italiana de Rimini irá receber a semi-final do Global Chef Challenge, correspondente à região Europa do Sul, onde concorrerão Espanha, França, Itália, Chipre, Malta, Turquia e Portugal. O nosso país será representado pelo chefe de cozinha Luís Gaspar, selecionado por fazer parte da Equipa Nacional de Competição Culinária, pertencendo à Associação de Cozinheiros Profissionais de Portugal (ACPP). O vencedor desta etapa representará o seu país na grande final, que decorrerá no Congresso da World Association of Chefs’ Societies (WACS), em Moscovo, em 2020.

“Terei de desenvolver um menu composto por entrada, prato principal e sobremesa, tudo confecionado para seis jurados, em apenas três horas. Irei levar o meu commis, o João Duarte, também da Sala de Corte”, conta Luís Gaspar, já com um menu devidamente desenhado. Os ingredientes são escolhidos pela organização e ao cozinheiro português cabe impressionar pela técnica e pela criatividade.

Chefe de cozinha Luís Gaspar vai representar Portugal em campeonato mundial de culinária
Chefe de cozinha Luís Gaspar vai representar Portugal em campeonato mundial de culinária

“Na entrada terei de usar robalo e vieiras, no prato principal coração de alcatra e rins de vitela, e na sobremesa chocolate e fruta”, partilha. Também como parte da comitiva portuguesa, estará presente enquanto jurado da competição o chefe de cozinha Carlos Madeira, atual presidente da ACPP.

Luís Gaspar é membro da Equipa Nacional de Competição Culinária desde 2009, tendo já representado Portugal em seis competições internacionais (Campeonatos do Mundo e Olimpíadas da Cozinha em equipa). Estreou-se na equipa júnior, cresceu e integrou a equipa sénior, e já arrecadou uma medalha de ouro, uma de prata, e quatro de bronze.

Por cá, estreou-se em nome próprio na Sala de Corte em 2015, tendo antes trabalhado com Henrique Sá Pessoa e Aimé Barroyer. Em 2017 venceu o Chef Cozinheiro do Ano e o Best Promising Chef of Portugal, pelo festival Open Festival, que o levou a representar Portugal na competição internacional.