A urgência de Cirurgia Geral do Hospital de Aveiro vai estar encerrada a partir das 20:00 e até às 08:00 de quarta-feira, informou hoje a administração do centro Hospitalar do Baixo Vouga (CHBV).
O ministro da Saúde, Manuel Pizarro, defendeu hoje em Olhão, no Algarve, que a sua proposta de aumentos salariais dos médicos até 50% não pode ser desvalorizada, convidando-os a aproximarem-se da posição do Governo.
A adesão à greve dos médicos, em defesa da carreira médica e do Serviço Nacional de Saúde (SNS), ronda os 85%, segundo o sindicato que convocou a paralisação, que fala em constrangimentos em cirurgias e consultas.
O ex-bastonário da Ordem dos Médicos Miguel Guimarães previu hoje que as negociações entre sindicatos e Governo “dificilmente chegarão a bom porto”, com base no aumento previsto para despesas com pessoal na proposta de Orçamento do Estado para 2024.
O Sindicato Democrático dos Enfermeiros de Portugal advertiu hoje que as “deficiências de equipamento” e a escassez de enfermeiros no Hospital São Francisco Xavier colocam em causa a qualidade dos cuidados de saúde prestados a puérperas e recém-nascidos.
A farmacêutica Gilead Sciences distinguiu hoje 13 projetos de investigação e intervenção comunitária em Portugal na área da oncologia e virologia, com destaque para ações de prevenção de doenças infecciosas ou estudos inovadores na área genética.
O Sindicato dos Enfermeiros Portugueses exigiu hoje a admissão de mais daqueles profissionais para o Hospital da Guarda para “a superação da elevada sobrecarga de trabalho” agravada pela ausência de médico de medicina interna aos fins de semana na Urgência.
Quase 90% dos inquiridos num estudo sobre perceções sobre a infância consideram que a pobreza é das situações que mais prejudicam o desenvolvimento infantil, logo à frente das situações de conflito e violência entre progenitores.
A Federação Nacional dos Médicos (Fnam) acusou hoje o ministro da Saúde de "empurrar o país para uma tragédia anunciada" com risco de mortes, e considerou que a proposta do Governo para aqueles profissionais está "cheia de desigualdades".
O bastonário da Ordem dos Médicos (OM) avisou que foi ultrapassada a "linha vermelha" no Serviço Nacional de Saúde (SNS) e que "tudo está nas mãos do Governo", alertando que "mais do que intenções é preciso concretizar".
Cerca de 50 farmacêuticos do Serviço Nacional de Saúde (SNS) protestaram ontem à porta do Palácio da Bola, no Porto, contra a falta de vontade do Governo em debater a sua situação profissional.
Os médicos iniciaram às 00:00 de hoje dois dias de greve e vão manifestar-se à tarde em frente ao Ministério da Saúde, em Lisboa, para que "a defesa da carreira médica e do SNS sejam uma realidade", segundo a federação sindical.
A maioria das escolas e dos pais desconhece que as crianças do pré-escolar e 1.º ciclo podem optar por bebidas vegetais gratuitas em alternativa ao leite de vaca, revela um estudo da Associação Vegetariana Portuguesa (AVP).
Um estudo internacional, liderado por uma equipa de investigadores da Universidade de Coimbra, identificou os riscos que a contaminação de nanoplásticos e metais representa no bom funcionamento dos ecossistemas de água doce, revelou a instituição de ensino superior.
O BE anunciou hoje cinco propostas orçamentais para evitar "o princípio do fim do SNS", entre as quais um aumento de 15% de todos os salários dos profissionais, um suplemento de risco e penosidade e um regime de exclusividade.
Uma em cada quatro mulheres que interrompeu voluntariamente a gravidez em 2022 tinha entre os 20 e os 24 anos, revela um relatório da DGS, que aponta um aumento de 15% no número de abortos realizados face a 2021.
As estruturas representativas dos médicos reúnem-se hoje de emergência em Fórum Médico para discutir a atual crise nas urgências e as negociações com o Governo sobre salários e a carreira médica.
Médicos em Gaza alertaram que milhares de pessoas podem morrer se os hospitais, lotados com feridos, ficarem sem combustível e sem produtos essenciais.
O ministro da Saúde, Manuel Pizarro, disse hoje que o problema crónico das urgências em Portugal não será resolvido com urgências rotativas, mas com a generalização dos bons exemplos já existentes.
O ministro da Saúde disse hoje que para haver acordo com os médicos “é preciso boa vontade das duas partes” e pediu “a todos sem exceção” que olhem para o “enorme valor” da proposta apresentada pelo Governo na quinta-feira.
Definir critérios para aplicar às teleconsultas, adaptar o modelo B das Unidades de Saúde Familiar (USF) nas zonas de grande dispersão populacional e eliminar a referência ao modelo C são algumas propostas da associação das USF.
Cientistas de todo o mundo conseguiram criar o primeiro ‘altas’ das células que compõem o cérebro humano, um trabalho revolucionário que abre perspetivas para o desenvolvimento de tratamentos e a cura de doenças cerebrais como esquizofrenia ou Alzheimer.
O primeiro-ministro reúne-se hoje com o diretor executivo do SNS, um dia depois de os estatutos deste organismo, em funções há um ano, terem sido publicados e quando Governo e sindicatos médicos ainda não chegaram a acordo sobre aumentos salariais.