A ministra da Saúde, Marta Temido, disse hoje ser necessário “escalpelizar até ao limite” cada um dos casos de óbitos infantis, porque só percebendo o que falhou é que se consegue melhorar.
A ministra da Saúde disse hoje que a sindicância à Ordem dos Enfermeiros não é “obviamente” nenhum ataque pessoal à sua bastonária, frisando que a sua preocupação são os portugueses e não processos judiciais.
A bastonária dos Enfermeiros entende que a crispação vivida no setor ocorre porque a Ordem tem denunciado situações “terceiro-mundistas” em vários hospitais, tem destapado feridas e lutado por condições de segurança nos cuidados.
Algumas entidades laborais não estão preparadas para lidar com trabalhadores que têm hemofilia, conclui um estudo desenvolvido pela Associação Portuguesa de Hemofilia, que diz ter relatos de casos de discriminação.
Um estudo que avaliou, pela primeira vez, o impacto de fármacos anticancerígenos na água do interior das células foi distinguido com o Society Impact Award 2019, anunciou hoje a Universidade de Coimbra.
Mais de 500 especialistas em exercício físico e profissionais de saúde vão juntar-se numa cimeira em Lisboa para promoverem, em conjunto, a prática de exercício físico, trazendo a cultura científica para esta área.
O Centro é a segunda região de Portugal com maior incidência de novos casos de infeção por VIH (Vírus da Imunodeficiência Humana), a seguir à área metropolitana de Lisboa, com 8,6 casos por 100 mil habitantes, foi hoje revelado.
O líder parlamentar do PS considerou hoje que ainda poderá ser possível alcançar na presente legislatura um acordo com o PCP, Bloco de Esquerda e PEV em torno do texto final da Lei de Bases da Saúde.
O Tribunal Administrativo de Lisboa rejeitou o pedido cautelar interposto pela Ordem dos Enfermeiros contra a ministra da Saúde “a título pessoal”, segundo fonte oficial do Ministério da Saúde.
O Hospital Central de Maputo (HCM), maior unidade de saúde de Moçambique, recebeu hoje material cirúrgico que vai permitir introduzir as primeiras próteses no esófago em doentes com cancro, anunciou a instituição.
O Centro Hospitalar de Trás-os-Montes e Alto Douro (CHTMAD) vai investir 12 milhões de euros até 2020 num acelerador linear para radioterapia, na melhoria da eficiência energética, no bloco de partos ou na implementação do balcão único.
São João da Madeira começou hoje a disponibilizar aos diabéticos do concelho minicontentores para recolha de agulhas, lancetas e seringas de administração de insulina, propondo-se depois recolher e descartar esses instrumentos de forma clínica e ambientalmente segura.
O Centro Hospitalar de Trás-os-Montes e Alto Douro (CHTMAD) conseguiu contratar 65 médicos entre 2015 e 2018, representando um crescimento de 26% e uma melhoria no atendimento aos utentes, disse hoje fonte da administração.
A Associação Portuguesa de Cancro Cutâneo (APCC) apelou hoje ao encerramento definitivo, mas programado, dos solários, sublinhando que está provado que as pessoas que os frequentam têm um risco aumentado de cancro de pele.
Quase 40% das primeiras consultas hospitalares e 18% das cirurgias nas unidades públicas ultrapassaram os tempos considerados clinicamente aceitáveis no primeiro semestre do ano passado.
O IPO de Lisboa mandou abrir um processo de averiguações para apurar o que se passou com o atraso num exame pedido pelo Hospital de Faro, que era decisivo para um doente oncológico iniciar o tratamento.
A ministra da Saúde admitiu hoje ser difícil atender às reivindicações dos médicos sobre uma nova tabela salarial e redução de horas nas urgências, mas afirmou que há um “caminho para fazer” nas negociações com os sindicatos.
A Entidade Reguladora da Saúde (ERS) recebeu no ano passado mais de 84 mil queixas relativas a unidades de saúde públicas, privadas ou sociais, um aumento de 20% face a 2017.
As autoridades portuguesas estão há quase 10 anos para elaborar regras para as funerárias saberem o que fazer nos casos de cremações de doentes oncológicos que fizeram tratamentos e que podem deixar as cinzas radioativas.