A 'passerelle' da semana de moda de Nova Iorque voltou a receber o Portugal Fashion, depois de década e meia de interregno, e coube a Katty Xiomara a primeira representação portuguesa, naquela que foi a quinta participação da criadora neste certame.
"Esta coleção é um tributo ao verão, um tributo ao mar. A inspiração cai toda na envolvente marítima, desde a figura do navegador, ao pescador, até à figura mais mítica da sereia passando pelas próprias criaturas do mar", descreveu a ‘designer à agência Lusa.
Apostando num "tema muito português", Katty Xiomara explicou que escolheu o nome "Corrente das agulhas" para os seus coordenados femininos porque na pesquisa sobre a história dos Descobrimentos descobriu que foi assim que "os portugueses batizaram uma zona próxima de África extremamente complexa de passagem, com ventos muito fortes, grandes adversidades e ondas gigantes".
"Na coleção de inverno nós fizemos homenagem aos diferentes aventureiros e viajantes do mundo, mas focámo-nos muito nos aventureiros de pé firme. Por isso, desta vez, quase que naturalmente recaímos nos aventureiros de mar", explicou ainda.
Mantendo os cortes, linhas e romantismo que a definem, a criadora referiu que os "estampados recriam diferentes tipos de peixes, caudas de peixe, polvos", mas também é utilizado "o clássico náutico azul, branco e vermelho", surgindo a recriação dos reflexos da própria água.
Entre os coordenados que mostrou no Pier 59 Studios nova-iorquinos surgem "leves rendas que reinterpretam as redes de pesca" e "volumes ondulados com diferentes densidades", surgindo em algumas peças franzidos e godés.
Katty Xiomara revelou que neste "tema muito clássico" regressa às origens uma vez que a primeira coleção que fez fora da escola, na Moda Lisboa, foi com base nos oceanos.
Segundo a ‘designer’, a coleção foi "comercialmente foi bem recebida" e para isso contribuiu ser um tema "menos rebuscado, mais clássico, onde as cores também são bastante mais fáceis".
Na opinião de Katty Xiomara, este regresso do Portugal Fashion à semana da moda nova-iorquina é uma boa aposta já que "é sempre muito importante estar em Nova Iorque".
"Insistir num mercado ajuda muitíssimo e ter uma quinta edição fará alguma diferença", antecipou.
Hoje, às 17:00 locais (mais cinco horas em Lisboa), é a vez de Miguel Vieira completar a apresentação do Portugal Fashion na New York Fashion Week, evento que começou no dia 08 de setembro e termina na quinta-feira.
Comentários