A National Geographic e a C&A uniram forças e juntos lançaram um documentário com o nome 'For the Love of Fashion', que tem como objetivo realçar a necessidade de uma mudança de paradigma na cadeia de valor do algodão.

De acordo com Jeffrey Hogue, o diretor de sustentabilidade da C&A, "aproximadamente 50% de todas as peças de roupa produzidas globalmente são criadas com algodão, mas o cultivo convencional do algodão arrisca-se a prejudicar o nosso planeta de forma irreparável", "estamos entusiasmados por apoiar um documentário que apresenta práticas de produção de algodão mais sustentáveis. Em última instância, gostaríamos de consciencializar marcas e clientes para o facto de um algodão mais sustentável ter vantagens significativas para as pessoas e para o planeta".

Com a duração de 60 minutos, o documentário é apresentado por Alexandra Costeau que viajou até à Índia, Estados Unidos e Alemanha, para revelar aos espetadores a importância da mudança para métodos de produção mais sustentáveis.

Costeau aventurou-se nos campos de algodão em Madhya Pradesh, para ver a produção de algodão em ação e encontrou-se com produtores locais cujas vidas foram melhoradas após trocarem os métodos convencionais por métodos sustentáveis, entre outras personalidades

A vice-presidente executiva do National Geographic Partners Europe, Deborah Armstrong, realçou que "o National Geographic acredita no poder da ciência, exploração e storytelling para mudar  mundo. O modo como a roupa é produzida tem um impacto no nosso ambiente de uma forma em que poucas pessoas pensam. 'For the Love of Fashion' vai destacar este impacto e potenciais soluções de maneira a impactar todos os nossos públicos em todo o mundo".

O documentário vai estrear já na próxima segunda feira, dia 16 de maio em Portugal, no National Geographic Channel.