Mary Quant, uma figura importante do "Swing Sixties", morreu "pacificamente" em sua casa no condado de Surrey, sul da Inglaterra, de acordo com a família. Foi "uma das estilistas mais conhecidas do século XX e uma inovadora excecional", observou a família em comunicado.

Nascida a 11 de fevereiro de 1930, em Londres, em 1955 abriu a primeira loja, "Bazaar", no bairro de Chelsea, que na época estava em pleno crescimento. A loja de roupa e acessórios tornou-se rapidamente um ponto de encontro de jovens e artistas, atraindo celebridades como os Beatles, os Rolling Stones, Brigitte Bardot e Audrey Hepburn.

O seu estilo era facilmente reconhecível, com a sua famosa franja marrom, obra do cabeleireiro Vidal Sassoon.

Mary Quant era conhecida, sobretudo, pelos seus desenhos de vestidos e saias curtíssimos, com linhas simples e cores vivas. Mas ela também ficou famosa pelas "hot pants", pelas capas de chuva de plástico e pelas maquilhagens coloridas.

"Acontece que as minhas roupas combinam perfeitamente com a moda adolescente, com pop, bares [...] e clubes de jazz", comentou em "Quant by Quant", a sua primeira autobiografia, publicada em 1965.