Siga as últimas notícias sobre educação, escolas e pedagogia. Aqui encontra informação essencial para as todas as famílias com crianças e adolescentes.
O corpo docente das escolas públicas portuguesas está em queda e envelhecido, com apenas 0,4% dos professores com menos de 30 anos, revela o relatório Estado da Educação 2017 do Conselho Nacional de Educação (CNE).
Em Portugal aumentou a percentagem dos que concluíram, pelo menos, o ensino secundário, mas há ainda 2,5 milhões de adultos “que têm no máximo o 1.º ciclo do ensino básico”, refere o relatório Estado da Educação 2017, hoje divulgado.
Até 2050, metade da população mundial irá sofrer de miopia. Os dispositivos eletrónicos, como telefones, consolas e computadores, têm um peso decisivo na estimativa da OMS.
No dia em que se assinalam os 29 anos da assinatura da Convenção sobre os Direitos da Criança, adotada pela Assembleia Geral das Nações Unidas em 20 de novembro de 1989 e ratificada por Portugal em 1990, ainda é longo o caminho a percorrer.
O número de bebés nascidos nos primeiros dez meses deste ano aumentou em relação ao mesmo período do ano passado, atingindo pelo menos 72.805 bebés, segundo dados do Programa Nacional de Diagnóstico Precoce, conhecido como “teste do pezinho”.
A Praça do Martim Moniz, em Lisboa, vai ser requalificada para ganhar “uma qualidade que hoje não tem”, disse o vereador do Urbanismo da Câmara de Lisboa, acrescentando que o projeto inclui um novo parque infantil.
O número de crianças e jovens em perigo acolhidos em famílias ou instituições desceu em 2017, uma tendência constante na última década, registando-se 7.553 em acolhimento e 2.857 que saíram dessa situação no ano passado.
O Tribunal anulou o testamento que garantia quase metade de dois milhões de euros a uma empregada que casou com um centenário de Bragança, por dar como provado que o idoso estava incapaz de manifestar a sua vontade.
O presidente do Conselho de Escolas considera que a autonomia e a flexibilização dos critérios de avaliação fazem com que se torne redutor dar mais destaque às escolas que alegadamente inflacionam as notas dos alunos.
O agrupamento de escolas Miguel Torga, em Sabrosa, preparou um gabinete de crise, com psicólogos e assistentes sociais, para acompanhar os colegas das meninas que morreram em Fermentões.
Um ambiente seguro e estável é favorável à produção de testosterona. As dificuldades de uma vida árdua, pelo contrário, são prejudiciais. Quanto mais energia é necessária para sobreviver, menos testosterona é produzida.
A Inspeção de Educação fez, pela primeira vez, uma operação em 12 escolas para averiguar o desequilíbrio entre as notas obtidas nas escolas e nos exames nacionais. A conclusão é que há vários alunos a obter nota máxima em algumas dimensões avaliadas para conseguirem acesso ao Ensino Superior.
A presidente da Comissão Nacional de Promoção dos Direitos e Proteção das Crianças e Jovens defendeu hoje que as crianças e jovens devem ser ouvidos e consultados na definição das políticas públicas que lhes dizem respeito.
O Ministério Público francês pediu hoje 8 anos de prisão efetiva para Rosa Cruz, a mulher portuguesa radicada na região de Correze, no centro de França, que escondeu a filha na mala do carro, e está acusada de lhe ter causado profundos atrasos de desenvolvimento físico e mental.
A Câmara do Funchal vai despejar a Escola Profissional Atlântico, que deve à autarquia 419 mil euros em rendas, e denunciar o contrato de concessão do edifício, que termina em fevereiro, disse hoje o vice-presidente do município.
Uma investigação norte-americano revelou que os bebés percebem que os verdadeiros líderes inspiram respeito, mesmo quando não estão presentes, e que os abusadores de poder provocam medo e obediência.
O número de casamentos em Portugal aumentou 3,8% em 2017 face ao ano anterior e o número de divórcios diminuiu 3,4%, segundo dados do Instituto Nacional de Estatística (INE).
Mais de 3.300 pais ou mães precisaram da ajuda da Associação Portuguesa de Apoio à Vítima (APAV) nos últimos cinco anos por terem sofrido agressões por parte dos filhos, entre casos de violação ou tentativa de homicídio.
A Fenprof vai apresentar queixa contra o Governo português na Organização Internacional do Trabalho (OIT) e na UNESCO, acusando o executivo de recorrer a expedientes antidemocráticos como a obstrução ao direito à greve.
Calcula-se que afete 7% da população mundial. Constitui uma das emergências cirúrgicas mais frequentes e atinge as crianças e os jovens com particular incidência. Causas e sintomas da apendicite.
O Conselho de Ilha de São Miguel, nos Açores, manifestou preocupação com a pobreza e com o insucesso escolar, destacando que a ilha apresenta os valores mais elevados do arquipélago.
A Câmara de Aveiro quer reduzir de sete para quatro os agrupamentos de escolas existentes no concelho para combater a “fuga” de alunos de escolas da periferia para as escolas da cidade, informou hoje fonte municipal.
O Governo vai discutir quinta-feira, em Conselho de Ministros, uma proposta para “resolver o pagamento” aos operadores que dão desconto nos passes dos estudantes, pagando assim, durante este mês, “a verba que está em falta”, foi hoje anunciado.