Ainda que, actualmente em Portugal, não se registem mortes causadas pelo tétano neonatal, a doença mata todos os anos mais de 180 mil crianças e 30 mil mães em todo o mundo.
Segundo a UNICEF, a cada três minutos morre um recém-nascido vítima desta doença evitável. Pelo segundo ano consecutivo, a Dodot apoia o trabalho da UNICEF com vista à erradicação da doença com os fundos resultantes da campanha "Uma embalagem = Uma vacina", informa a empresa em comunicado.
Por cada embalagem de fraldas, toalhetes e toalhitas vendidas, a Dodot doa uma vacina contra o tétano que a UNICEF distribui nos países em desenvolvimento.
Este ano, Estefanía Luyk, modelo e mãe, é a representante da Dodot para a campanha. Os fundos angariados no âmbito desta campanha, a decorrer entre os meses de Outubro e Dezembro, têm como destino países onde os níveis de cobertura de vacinação são mais baixos e os índices de mortalidade mais elevados.
O tétano é ainda uma doença mortal em países como a República centro-africana, Madagáscar, Bangladesh, Congo, Nigéria, Etiópia, Somália, Paquistão, Índia, China e outras zonas de extrema pobreza, onde o acesso a condições básicas de saúde é difícil.
A ausência de serviços de saúde e a falta de higiene durante o parto favorecem o contágio do tétano. Os esporos da doença introduzem-se no organismo quando o cordão umbilical é cortado com um instrumento não desinfectado.
O tétano neonatal e materno afecta os recém-nascidos e as mães que acabaram de dar à luz. Nos recém-nascidos, a doença caracteriza-se pela rigidez dos músculos faciais, o que impede a sucção e, por consequência, a alimentação do bebé, criando também dificuldade em chorar.
Esta rigidez, que mais tarde se estende a todo o corpo, é acompanhada de espasmos. Salvo excepções, os bebés infectados não chegam a completar quatro semanas de vida.
No ano passado, a campanha angariou oito milhões de vacinas, superando as expectativas dos próprios organizadores.
06 de Novembro de 2008
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