Dar antibióticos a bebés com menos de seis meses pode promover a obesidade, segundo um novo estudo levado a cabo pela Escola de Medicina de Nova Iorque (EUA), divulga a AFP.
«Normalmente, consideramos que a obesidade se deve a uma dieta menos saudável e a pouco exercício físico, mas vários estudos estão a sugerir que pode ser bem mais complicado do que isso. Os micróbios existentes nos nossos intestinos têm um papel crítico na forma como absorvemos calorias, e a exposição precoce a antibióticos pode matar as bactérias que influenciam a forma como absorvemos nutrientes e nos mantém magros», explica Leonardo Trasande, coautor do estudo.
Este estudo vem uma vez mais alertar para o perigo dos antibióticos para as crianças. Investigações anteriores já relacionaram estas substâncias com outros problemas de saúde, tais como asma ou doenças inflamatórias, porém nunca foram encontradas relações diretas de causa-efeito. Segundo divulga a APF, este foi o primeiro estudo que analisou a relação entre antibióticos e o desenvolvimento da massa corporal em crianças.
O estudo avaliou mais de 11 mil crianças que estão a participar num projeto a longo prazo para avaliar as suas condições de saúde e desenvolvimento. Os cientistas verificaram que as crianças que foram tratadas com antibióticos nos primeiros meses de vida ganharam mais peso do que as crianças que não foram expostas a estas substâncias. A diferença chega aos 22 por cento.
22 de agosto de 2012