Em comunicado, a autarquia refere que o "Eco Afonsinho", apresentado esta tarde e pensado para crianças dos 06 aos 12 anos, remete os jogadores para uma história de D. Afonso Henriques que, em criança, é transportado para o futuro, "ganhando noção dos problemas ambientais e eficiência energética que se vivem em Guimarães e assumindo a missão de os mudar".

Não cuida do seu planeta? Estas são as 15 consequências
Não cuida do seu planeta? Estas são as 15 consequências
Ver artigo

O jogo, desenvolvido pela Câmara de Guimarães, a CIM do Ave, a Agência de Energia do Vale do Ave, o Laboratório da Paisagem e pela Planetiers, pretende que as crianças sejam "inspiradas pela personagem "Afonsinho" e que o guiem por percursos locais reconhecíveis da cidade onde irão encontrar vários desafios (relacionados com energia, eficiência energética, reciclagem, entre outros), que equilibrem o meio ambiente e façam da cidade um local melhor para viver".

A primeira cidade a aderir ao projeto

A cidade de Guimarães foi a primeira a aderir ao "Eco Afonsinho", explicando a autarquia que o jogo se enquadra "numa perspetiva alargada" do Programa de Educação para a Sustentabilidade Ambiental de Guimarães-Pegadas.

"Acreditamos que o futuro ambiental é possível construir a partir das crianças, através da mudança paradigmas e é nesse sentido que há forte investimento na educação. Tal como fizemos com o processo da reciclagem, foi através das crianças que as famílias foram mudando os hábitos na reciclagem do lixo, procuramos agora que estas preocupações da sustentabilidade estejam sempre presentes na consciência das crianças aliado ao conhecimento do próprio território como está traduzido na matriz deste jogo Eco Afonsinho", referiu na apresentação do jogo a vice-presidente da autarquia, Adelina Pinto.

O orçamento do projeto ronda os 100 mil euros, financiado pela ERSE - Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos através da edição 2017/2018 do PPEC - Plano de Promoção da Eficiência no Consumo de Energia Elétrica.

O jogo "Eco Afonsinho" será disponibilizado gratuitamente em lojas ‘online', durante o presente ano letivo.