Por agora, o seu recém-nascido dorme a maior parte do dia e come de duas em duas, ou de três em três, horas. Aproveite a calma relativa destes primeiros dias para recuperar e descansar.

Embora o seu recém-nascido dependa de si para quase tudo, não é impotente. Os bebés nascem com muitos reflexos automáticos que os ajudam a efectuar a transição para a vida fora do ventre materno. Se lhe acariciar o rosto, verá que vira a cabeça na direcção do seu dedo e move a boca como se tentasse agarrar o mamilo. Este é o chamado reflexo de busca. Os bebés nascem também com a capacidade de mamar quando o mamilo é colocado na boca. Se colocar o seu dedo na palma da mão, o bebé irá agarrá-lo firmemente. Se colocar o bebé em pé, este movimentará as pernas como se caminhasse. A maior parte destes reflexos automáticos desaparece ao fim de algumas semanas e transforma-se posteriormente em acções voluntárias — como é o caso do mamar, por volta dos 2 meses, e o caminhar, mais tarde, por volta do primeiro aniversário.

É mesmo verdade

À medida que o seu corpo perde o excesso de peso em água na semana após o parto, pode urinar quase 3 litros por dia — e perder cerca de 2 quilos.

Actividade da semana

Atraia o olhar do seu recém-nascido com um desfile de pequenas personagens

Um bocadinho de gossip por dia, nem sabe o bem que lhe fazia.

Subscreva a newsletter do SAPO Lifestyle.

Os temas mais inspiradores e atuais!

Ative as notificações do SAPO Lifestyle.

Não perca as últimas tendências!

Siga o SAPO nas redes sociais. Use a #SAPOlifestyle nas suas publicações.