Pode seguir 4 passos importantes para incentivar o seu desenvolvimento:

1. Exponha o seu bebé a ambientes, actividades e pessoas diferentes. Cada interacção, quer seja regular, como as suas tarefas diárias, ou nova e desconhecida, como os passeios especiais, estimula os sentidos do seu bebé e despoleta a sua curiosidade. Esforce-se por ir a sítios diferentes e fale com o bebé sobre o que vê, o que ouve, o que cheira e o que toca.

2. Prepare a sua casa para o bebé. Os que aprendem mais depressa são mais curiosos. E a melhor forma de incentivar a curiosidade do seu bebé é proporcionar-lhe um ambiente onde ele pode explorar em segurança. Um número menor de riscos em redor do bebé irá também reduzir a sua necessidade de interferir na exploração, criando limites e dizendo “Não”. Por outras palavras, torne o ambiente convidativo, mas seguro.

3. Aproveite ao máximo o tempo de brincadeira do seu bebé. Dê-lhe brinquedos com diversas formas, cores, texturas e sons. Por vezes, deixe-o brincar sozinho e noutras ocasiões brinque com ele — ambos os tipos de brincadeira exercitam a mente de formas diferentes. Tente resistir a ajudá-lo com um brinquedo ou uma actividade mais complexa para que ele possa experimentar e aprender sozinho (mas dê-lhe uma ajuda se ele continuar a ter problemas e começar a sentir-se frustrado). Termine a brincadeira antes do seu bebé começar a ficar distraído e irritado — sinais de que está sobre-estimulado.

4. Tenha imensos livros de bebé espalhados pela casa. Mostre-os regularmente ao seu bebé, apontando as imagens e falando com ele sobre os livros.

Um bocadinho de gossip por dia, nem sabe o bem que lhe fazia.

Subscreva a newsletter do SAPO Lifestyle.

Os temas mais inspiradores e atuais!

Ative as notificações do SAPO Lifestyle.

Não perca as últimas tendências!

Siga o SAPO nas redes sociais. Use a #SAPOlifestyle nas suas publicações.