A expectativa é que o deslumbrante vestido nude com 2.500 cristais bordados à mão alcance entre 2 milhões (1,8 milhões de euros) de dólares e 3 milhões de dólares (2,7 milhões de euros), afirmou a casa Julien's Auctions.
Este é o vestido justo usado por Marilyn, sem nada por baixo, costurado à mão minutos antes de caminhar pelo Madison Square Garden, em 1962, para cantar "Happy Birthday, Mr. President" (Feliz aniversário, Senhor presidente), com a sua voz sensual, acrescentou a casa de leilões em comunicado.
"Foi o tom íntimo da atriz e a projeção das palavras “Mr. President” que deixaram o público em choque, a imprensa emocionada, e que a tornaram parte da cultura popular", acrescentou a Julien's Auctions.
"A interpretação de Marilyn, executada num vacilante tom e em sussurro", que dura cerca de 30 segundos, continua a ser a versão mais famosa que houve de "Happy Birthday" cinco décadas depois.
Marilyn Monroe morreu de overdose três meses depois desta noite, e Kennedy foi assassinado no ano seguinte.
A peça de Jean Louis será exposta no Centro de Artes de Nova Jérsia, segue para a Irlanda, voltando para Los Angeles, onde acontece o leilão.
No seu primeiro leilão, da responsabilidade da Christie's em 1999, o vestido foi comprado pelo magnata Martin Zewig por cerca de 1,3 milhões de dólares (1,2 milhões de euros).
"Este vestido, o seu relato, representa um momento definitivo na história", afirmou o diretor da Julien's Auctions, Martin Nolan.
"Este leilão lembrará ao mundo por que Monroe continua a ser um ícone", concluiu.
Comentários