Chama-se Aerion Supersonic Business Jet, é o primeiro jacto privado supersónico e custa a módica quantia de 51 milhões de euros. Por detrás do negócio está um fabricante dos Estados Unidos.
O novo avião é capaz de voar mais depressa do que a velocidade do som (até 1.6 mach, ou seja 1.6 vezes a velocidade com que se propaga o som), permitindo, por exemplo, atravessar o Atlântico em apenas duas horas. Ao contrário do Concorde, que só podia aterrar em determinadas pistas, este Aerion pode fazê-lo em todos os aeroportos, sem problemas de maior.
Apesar do preço, a corrida a este primeiro jacto privado supersónico já começou. O xeque Rashid já reservou o seu e cinco multimilionários da Índia também já estão na lista de espera. A empresa americana só construirá 40 unidades deste avião, o que fez aumentar o apetite dos mais ricos do planeta. Só para reservar o aparelho é necessário um depósito de 160 mil euros.
Por razões de confidencialidade, a empresa construtora recusa-se a revelar as identidades dos compradores, mas a lista oficiosa já começou a circular. Além do xeque Rashid, outros futuros donos do avião seriam o industrial de siderurgia Lakshmi Mittal (detentor de uma fortuna de 29 mil milhões de dólares), os irmãos Ambani, Kushal Pal Singh e o excêntrico Vijay Mallya, outro indiano com mais de mil milhões de euros nos bolsos.
Comentários