Durante o concurso, o apresentador do evento, o comediante Steve Harvey, equivocou-se e anunciou a colombiana Ariadna Gutiérrez como vencedora.

Apesar de o equívoco ter sido rapidamente corrigido, a colombiana teve tempo suficiente para acenar para a multidão, antes do apresentador interromper o momento da vitória para revelar o seu erro.

"Amigos, tenho que pedir desculpa. A segunda classificada é a Miss Colômbia. A Miss Universo 2015 é das Filipinas", disse Harvey para surpresa de todos e, em especial, da verdadeira vencedora, Pia Alonzo Wurtzbach.

"Isto é exatamente o que dizia o cartão. Sou responsável por isto, o erro foi meu", lamentou o apresentador.

A coroa foi entregue a Wurtzbach, que reservou as palavras de consolo para a Miss Colômbia.

"Eu sinto muito. Desejo o melhor, independente do que faças depois do concurso", disse.

Nas Filipinas, a comemoração foi grande, a começar pelo palácio presidencial, que celebrou a vitória da modelo germano-filipina, segundo o porta-voz do presidente Benigno Aquino.

A emissora nacional ABS-CBN, onde trabalha Wurtzbach, interrompeu um discurso de Aquino para exibir o pedido de desculpas do apresentador Steve Harvey.

A gafe do comediante rapidamente dominou as redes sociais e tornou-se um dos tópicos mais comentados no Twitter.

Recorde-se que aconteceu algo semelhante no nosso país no concurso de Miss Portugal 1997. O apresentador Humberto Bernardo trocou o nome da Segunda Dama de Honor com o da vencedora, tendo corrigido a gafe assim que se apercebeu.