A cantora Madonna e seu marido, o cineasta Guy Ritchie, tiveram ontem uma grande alegria. Um tribunal do Malawi autorizou o casal a adoptar oficialmente o menino africano David Banda, pondo termo a um processo que se arrastava há 18 meses.

"Agora é oficial: David é o bebé de Madonna!", afirmou o advogado malawiano da artista, depois de ouvida a sentença.

Segundo o juiz Andrew Niyirenda, o tribunal concluiu que Madonna e Ritchie são "pais perfeitos" para Banda, que fará três anos em Novembro e que a rainha da pop foi buscar a um orfanato do Malawi em 2006.

Presente no tribunal, o pai de David Banda aplaudiu a decisão: "Fico grato por tudo ter terminado em bem. Encanta-me que David tenha uma nova família, uma boa família", comentou o sr. Yohane.

Madonna foi buscar o pequeno David a um orfanato do Malawi em Outubro de 2006 e levou-o para a sua casa de Londres, depois de ter conseguido obter a custódia temporária do menino.

O processo não foi pacífico. Diversas entidades, entre elas a Comissão de Direitos Humanos do Malawi, acusaram o governo de estar a favorecer Madonna, por ela ser uma estrela, esquecendo as leis que proíbem a adopção de crianças por parte de estrangeiros.

"Foi um processo muito doloroso", admitiu Madonna, na semana passada, em Cannes, sublinhando que sofreu muito com acusações de que estaria a sequestrar uma criança.

Agora tudo acabou e David brinca calmamente com os outros dois filhos de Madonna (Lourdes, de 11 anos, e Rocco, de 7) na casa londrina da família.