A Nike está envolvida numa nova polémica após expor na loja em Oxford Street, em Londres, uma exposição com manequins 'plus size'. A originalidade da campanha logo originou reações e, se o objetivo da marca era "celebrar a diversidade e a inclusão no desporto", nem todos a entenderam desta forma.

A colunista do jornal The Telegraph Tanya Gold considerou a exposição "uma guerra contra a obesidade".

"O novo manequim é obeso e não se está a preparar para correr no seu impecável equipamento Nike. Ela não consegue correr. Ela está mais para pré-diabética e a caminho de uma operação à anca. Que cinismo terrível por parte da Nike", afirmou ainda.

O comentário de Tanya não caiu bem nas redes sociais, por muitos considerada uma atitude "gordofóbica".

Jameela Jamil, atriz da série 'The Good Place', prontamente reagiu, revelando-se revoltada com as palavras da colunista, a quem exigiu um "pedido de desculpa".

"Isto é bullying enlouquecido, é discurso de ódio", começou por afirmar. "Não podemos permitir que as pessoas falem de tamanhos desta forma. Não iríamos permitir que publicações desta dimensão o fizessem com questões como raça ou religião. Todos os tamanhos merecem sentir-se confortáveis e de bem consigo mesmos", sublinhou.

A atriz terminou a sua mensagem designando o texto de Tanya como "grotesco e decepcionante".