Bárbara Guimarães vai estar mais solta do que nunca no ecrã. O seu novo programa, "Atreve-te a Cantar", que teve a sua estreia este fim-de-semana e irá para o ar nas noites de domingo, tem-na deixado tão entusiasmada que a sua inibição de cantar, dançar e saltar em palco desapareceu por completo.

O objectivo é um só: "Quero estar mais próxima do meu público", explicou ela à imprensa, durante um ensaio geral do formato.

Depois de ter ficado mais de um ano sem programa, Bárbara Guimarães afirma estar muito satisfeita com a nova oportunidade. "É um programa despretensioso, de puro entretenimento. Estou feliz por começar o ano em grande forma e a cantar. Isto tudo sabe-me a cerejas!"

A mecânica do programa é simples. Dezenas de pessoas sentadas na plateia cantam em coro uma música proposta pela produção. Um computador (o "Sam") selecciona as duas pessoas que cantaram mais dentro do ritmo para irem ao palco. Assiste-se a um duelo e o melhor fica seleccionado para uma semifinal. O método repete-se mais duas vezes. Três participantes vão para a semifinal e o melhor deles conquista o prémio de 25 mil euros. Quem avalia a cantoria é o próprio computador, que atribui pontos (de 1 a 100) aos concorrentes.

"O importante aqui não é saber cantar, mas sim cantar dentro do ritmo e com a entoação correcta", frisa Bárbara.

A apresentadora deixa-se contagiar de tal forma pelas músicas, que não pára quieta um minuto. Dança, canta e até salta com os concorrentes no palco. "Esta é a primeira vez que faço um programa a cantar. Só tinha cantado em público numa única ocasião e levei duas semanas para aprender duas frases!", contou ela, divertida.

O produtor do programa, Piet-Hein Bakker, disse que o repertório escolhido é uma tentativa de chegar a mais gostos. "Abrangemos todos os géneros de música, do fado ao jazz e ao funk, de Tony Carreira a Xutos e Pontapés. Vai agradar a gente dos oito aos 80".

Nenhum dos dois está preocupado com as audiências, e ambos remetem a questão dos números para o director de programas da SIC, Nuno Santos, que não esteve presente na sessão.

Bárbara garante que, independentemente das audiências, o seu novo programa vai arrasar. "A mim interessa-me sempre fazer um bom programa. Não me interessa se há cinco ou cinco milhões de pessoas a ver-me. A minha forma de estar e trabalhar será a mesma".

Veja como decorreu o ensaio geral para o programa de estreia, que irá para o ar todos os domingos, a seguir ao Jornal da Noite.Vanessa Amaro (texto)

Bruno Raposo (foto)